Blog do Pyr
Uma agência que nem era agência ganha duas maiores contas do mundo. Tô falando!
Hearts & Science é uma empresa de tecnologia e dados, não é mais uma agência, mesmo que ainda se chame assim.
Uma agência que nem era agência ganha duas maiores contas do mundo. Tô falando!
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BuscarHearts & Science é uma empresa de tecnologia e dados, não é mais uma agência, mesmo que ainda se chame assim.
Pyr Marcondes
16 de novembro de 2016 - 10h47
Você, leitor que me acompanha, já encheu o saco dos meus textos sobre o incerto destino das agências neste universo em transformação, então vou ser brevíssimo: aconteceu de novo.
Meu ponto tem sido que agências nem serão mais agências em futuro nada distante, tal distância o modelo de negócios que praticarão terá daquilo que hoje (ainda) chamamos de agência de propaganda. O caso da Hearts & Science, do Grupo Omnicom, que você certamente acompanhou na mídia, é só mais um exemplo de como o modelo se transforma de maneira profunda e quem se mimetizar primeiro e melhor vai sair na frente ali adiante.
Hearts & Science é uma agência? Bom, eles se dizem uma agência. Aqui no Brasil, os dinossauros chamariam de um birô de mídia (aaarghhh!).
Hearts & Sicence é focada em ciência de dados para alavancar negócios e otimizar o investimento de seus clientes (entre eles, até agora, P&G e AT&T, dois dos maiores do mundo).
E vem cá: isso é o que faz uma agência? Não, isso não é o que faz uma agência. Nem as chamadas mídia agencies fazem exatamente isso, porque mídia agencies são focadas prioritariamente em planejamento e negociação de mídia e a Hearts & Science é focada primeiramente em gestão de dados, CRM e, aí sim, investimentos em mídia. Veja bem, dados vem primeiro. Isso é coisa de empresas de data science e Science, aliás, está no nome da Hearts, não deixando qualquer dúvida sobre seu propósito.
No site deles está escrito assim … WE ARE A DATA-DRIVEN MARKETING AGENCY THAT IS PIONEERING THE FUTURE OF HOW BRANDS AND PEOPLE WILL INTERACT IN THE POST-MEDIA WORLD.
Sacou? Perceba a expressão “post-media world”.
A agência (?) nem de fato existia, se você leu direito a história de como ela nasceu. Omnicom entendeu que havia uma terceira via entre as duas agências de mídia que o Grupo já detém, para uma data management platform. É uma empresa fundada em tecnologia e gestão de dados para inteligência de mercado, para marketing, as duas premissas que tenho batido ferozmente aqui que são o futuro deste negócio.
Bom, era isso. Não vou dizer …. “eu não falei?”. A realidade tem já eloquentemente falando por mim.
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