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5 dicas para ter um conteúdo atrativo para o seu público

Seguindo esses passos, você conseguirá produzir um conteúdo muito mais atrativo e oferecer um material de grande relevância para o seu público.

, Seguindo esses cinco passos e você conseguirá produzir um conteúdo muito mais atrativo e oferecer um material de grande relevância para o seu público.
29 de agosto de 2016 - 9h00

Por Jessica Mafra – Coordenadora de Marketing de Conteúdo da GPMídia

O fácil acesso à internet e a imensa quantidade de informações disponíveis on-line fizeram com que o comportamento da sociedade mudasse na hora de se inteirar sobre algum tema. Apesar da facilidade em conseguir estar por dentro de qualquer assunto ser uma grande vantagem para o público, quem trabalha com conteúdo tem feito a seguinte pergunta: com tantas informações disponíveis, como que eu vou atrair a atenção dos leitores com meus textos?

A resposta genérica e encontrada em qualquer lugar é: tenha um conteúdo bom. Mas o que caracteriza se um conteúdo é atrativo ou não? E que elementos podem ser colocados em seus textos para que eles sejam interessantes e simples de serem lidos pelo seu público? Bom, isso é o que eu te respondo a seguir.

Crie títulos que instiguem a curiosidade do seu público

O título funciona como uma isca para fisgar o interesse do seu leitor e fazer com que ele queira abrir seu conteúdo. Por exemplo, entre “animais exóticos da Amazônia” e “conheça os 10 animas mais exóticos da Amazônia!”, qual chama mais a sua atenção? Vale também usar títulos criativos, com trocadilhos ou até mesmo aqueles que já começam com afirmações instigantes que façam com que seu público tenha vontade de dar continuidade à leitura de todo o texto.

Entregue o que você prometeu lá no título ou chamada

Se você trabalha com conteúdo ou vai fazer um artigo, lembre-se: entregue no texto exatamente aquilo que você prometeu no título, caso contrário o seu leitor se sentirá enganado e evitará abrir novos materiais que você publicar em seu site ou blog. Por exemplo, se você diz no título que irá dar dicas matadoras (por favor, nunca diga “dicas matadoras”. Cada vez que uma pessoa coloca isso no título, uma fada morre), sensacionais, maravilhosas, de outro mundo e entrega um material totalmente genérico, além de irritar o seu público você terá o seu profissionalismo contestado. Se uma pessoa clicou para abrir o seu texto, ela está esperando o material que foi prometido lá no título, e é isso que você precisa entregar.

Dê informações relevantes

O primeiro passo para ter um conteúdo de qualidade é garantir que ele esteja recheado de boas informações. Se for pra fazer um material praticamente idêntico com um que você viu na internet ou em outro lugar, melhor nem começar! Ao invés de cair no “gerador de lero lero” e acabar com um texto pobre e pouco atrativo, faça pesquisas, converse com especialistas sobre o assunto que você pretende abordar e busque dados que comprovem suas afirmações. Tenha como prioridade criar um material relevante e que responda as dúvidas de seu público.

Deixe seu conteúdo escaneável
Antes de uma pessoa ler um texto, a primeira coisa que ela faz é bater o olho para ver se o que está lá é interessante ou não para ela, e caso se depare com um bloco cheio de informações grudadas, provavelmente perderá a disposição para continuar a leitura. Dessa maneira, é preciso que você aplique a escaneabilidade ao seu texto, que é a técnica que faz com que o material tenha as informações certas bem destacadas e que a leitura seja muito mais confortável e atrativa ao seu leitor.

Conheça a linguagem do seu público
Mais do que conhecer os temas de interesse do público que você está se dirigindo, é importante que você conheça a linguagem dele também. Dessa maneira, será muito mais fácil que seus leitores se identifiquem com o que estão lendo. Não adianta você usar termos técnicos e palavras complexas se está lidando com um público que tem linguajar dinâmico e direto, da mesma maneira que o contrário também não funciona. Se você está fazendo um texto para um cliente e não conhece muito bem seus leitores, peça mais informações sobre eles e, se possível, tenha bem especificado qual é a persona que você precisa atingir.

Seguindo esses cinco passos, você conseguirá produzir um conteúdo muito mais atrativo e oferecer um material de grande relevância para o seu público.

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