How To
5 tendências para a revolução do marketing cloud
Matemática e ciência dão poder a essa área que ganha cada vez mais força nos negócios
5 tendências para a revolução do marketing cloud
Buscar5 tendências para a revolução do marketing cloud
BuscarMatemática e ciência dão poder a essa área que ganha cada vez mais força nos negócios
8 de abril de 2015 - 4h40
POR SUELEN GIACOMELE, content marketing da Pmweb
Marketing cloud e big data são assuntos que demandam muita análise por parte dos profissionais de marketing. A maioria escolhe a carreira porque gosta da energia, da dinâmica do trabalho e essas pessoas costumam ter habilidades criativas, de planejamento e de gerenciamento de projetos. Mas, cada vez mais, aqueles que fazem parte desse novo mundo do marketing moderno também precisam gostar de matemática, ciências e ter perfil analítico.
A explosão da big data em todos os segmentos do mercado acabou gerando a necessidade de um marketing mais focado e que tem o consumidor no centro da estratégia. Veja as cinco tendências que estão direcionando a revolução do marketing cloud:
1 – Computação em nuvem: um utilitário
Sendo um utilitário muito barato, a computação em nuvem está possibilitando uma nova geração de usos, aplicações e aparelhos. Isso é perfeito para o marketing, pois permite interações rápidas, experimentação e mensuração de resultados. Em consequência, também possibilita a contratação de serviços com o pagamento atrelado à performance, o que é perfeito para o budget de marketing.
2 – É tudo sobre mobile
Os dispositivos móveis estão cada vez mais baratos e com maior desempenho e penetração. Agora, até as tarefas mais simples como pedir comida ou chamar um táxi são feitas via aplicativos e esse uso só aumenta. Pode-se esperar expansão ainda maior dos apps, exatamente como foi visto quando a internet se tornou onipresente. As empresas já estão construindo sites a partir do mobile ou apenas mobile para atender a ova e crescente demanda.
3 – Big Data cada vez mais big
Agora que grande parte da humanidade está conectada via mobile, utilizando uma infinidade de aplicativos e contando com uma enorme camada da população formada pela geração Y – que é fortemente experiente em tecnologia – a big data está explodindo. É uma grande oportunidade para as empresas que estão encontrando novas saídas a partir de novos usuários e novos usos. São necessárias ferramentas para analisar o fluxo de dados que entram na empresa. Profissionais experientes reconhecem isso e estão investindo em análise de dados e em tecnologia voltada à nuvem. Alguns estão até contratando cientistas especializados em dados para integrar a equipe de marketing.
4 – De mudança para a nuvem
De acordo com Scott Brinker, da ChiefMartec.com, existem hoje cerca de 2 mil fornecedores de tecnologia de marketing. Com a explosão da Big Data e o barateamento da Amazon Web Services, empresas de tecnologia inteligente mudaram seus modelos de negócios para a nuvem e construíram novas soluções voltadas para a cloud.
5 – Marketing preditivo é o que une tudo isso
Matemática e ciência dão poder ao marketing cloud. Também não é possível ignorar a geração de leads ou tratar a automação de marketing como uma espécie de caixa-preta. Ao combinar os dados públicos e privados, os profissionais de marketing podem criar modelos para identificar automaticamente tendências, como lead nurturing, lead scoring, adaptação e intenção de compra antes de a venda ocorrer. Inteligência e análise preditiva são as chaves para o sucesso das empresas de marketing cloud que entenderem que o futuro do marketing está em amar matemática e ciência.
Veja também
O que é e como funciona o advergaming
Até o final de 2030, os jogos para dispositivos mobile devem atingir um valor aproximado de US$ 272 bilhões, já tendo atingido US$ 98 bilhões em 2020
Publicidade digital chega a R$ 23,7 bi e segue em expansão
Anunciantes que investem em canais digitais cresceram 57%, mas setor ainda está em desenvolvimento, segundo especialistas