Assinar

A lenta morte das páginas iniciais. Por Phillip Klien

Buscar
Meio e Mensagem – Marketing, Mídia e Comunicação

A lenta morte das páginas iniciais. Por Phillip Klien

Buscar
Publicidade

How To

A lenta morte das páginas iniciais. Por Phillip Klien

Cofundador da Predicta reforça que é muito importante que os websites tratem cada página como se fosse a homepage


5 de julho de 2013 - 12h32

Por Phillip Klien
Cofundador da Predicta e VP do SiteApps

A morte da homepage dos websites está em curso, no sentido de que não há mais uma página "home", que funciona como a única entrada para os visitantes acessarem um site e todo o seu conteúdo.

O surgimento de “entradas” alternativas geradas através de sites de busca, redes sociais e dispositivos móveis, entre outras, transformou a página inicial em uma forma de as empresas promoverem a marca online em vez de agir apenas como um uma porta de entrada.

Isso não é uma surpresa. As novas tecnologias mudaram a forma como os consumidores interagem com os sites. Agora o comportamento é baseado em palavras-chave, compartilhamento social e acesso à informação a partir de qualquer lugar, a qualquer hora.

Veja o site do jornal americano The New York Times como exemplo. Enquanto o site recebeu mais da metade de seus visitantes através de sua homepage em 2011, hoje ele está vendo mais da metade deles entrar no site pelas páginas internas, principalmente devido aos sites de busca (relatórios do Nieman Lab).

Se a publicação de notícias mais popular nos Estados Unidos está vendo uma enorme redução nas visitas da sua homepage, parece provável que a situação seja ainda mais drástica para sites menos conhecidos.

Isso torna muito importante que websites tratem cada página como se fosse a homepage. Visitantes vindos de outras entradas podem estar tão submersos dentro do site que nunca vão nem aparecer na homepage… nunca. Porém, não devemos entrar em pânico. Gastar tempo e energia na construção de uma homepage, deixando outras páginas pouco funcionais e maçantes tem solução!

Abaixo, algumas dicas para manter em mente ao projetar (ou redesenhar) um website para os dias atuais:
– Melhore o visual
Não é nenhum segredo que as nossas capacidades de concentração vêm diminuindo. Nós nos apaixonamos por visuais coloridos e trechos de textos marcantes, desde que eles permaneçam curtos.
Quando desenhar uma homepage, é importante evitar o uso de textos longos, eliminar descrições e garantir que a página representa visualmente a marca e a imagem da empresa, produto ou serviço que queremos transmitir.
A homepage e as páginas internas devem combinar profissionalismo com beleza, o que significa usar pouco conteúdo e dizer muito, criando um layout intuitivo, fácil e que salte aos olhos.

– Navegar nunca pode ser difícil
Muitos sites têm menus de navegação excelentes na homepage, o que está certo. No entanto, agora mais do que nunca, é vital para sites terem excelentes menus de navegação em cada página subsequente.
Se o usuário clica em um artigo de notícias tuitado por um amigo e entra em um site por este caminho, devem ser apresentadas maneiras dele se envolver mais facilmente com o site (por exemplo, como acessar o blog).
É importante certificar-se que cada página apresente a barra de navegação principal para que os usuários não tenham que ir até a página inicial ou tenham que obtê-la em outro lugar no site.

– Luz, Câmera … promova AÇÃO!
Além de incluir menus de navegação, cada página do site também deve incluir itens que levem a uma ação por parte do usuário. Itens como convites para se cadastrar para receber uma newsletter da empresa, compartilhamento de uma determinada página com amigos no Twitter e outros.
Ou talvez criar uma forma de contato com a empresa. Cada página, não importa quão submerso o usuário está no site, ele deve conter formas de interagir e se envolver com o negócio.

– Causar uma ótima primeira impressão
Tendo em vista que a página inicial agora serve como um mecanismo de branding para as empresas, a marca deve transitar por todas as páginas para que os visitantes possam ter uma ideia clara de onde estão e quem ele está visitando em todos os momentos.
Isto pode incluir um cabeçalho de introdução ou o cumprimento rápido ao receber os visitantes no website, seja acessando via página inicial ou pelas portas laterais.
Criar uma boa primeira impressão, seja na página inicial ou nas páginas seguintes, é a chave para captar e manter a atenção do usuário.

– Acompanhar, melhorar e repetir
Quando um site está no ar e funcionando, é vital acompanhar suas estatísticas na web. Estas informações são a chave para descobrir o que os visitantes gostam ou não gostam no website.
Ao acompanhar a análise de sites temos um olhar de dentro das páginas mais populares, como os visitantes estão acessando estas páginas (por exemplo, redes sociais) e quais termos de busca levou-os a clicar.
Ele também nos diz por quais dispositivos os usuários estão acessando o site, e se é um dispositivo móvel, o que é perfeito para avaliar possíveis adaptações do site para mobile.
Ser capaz de adaptar nossos sites para os gostos e necessidades dos visitantes pode fazer toda a diferença no aumento de negócios on-line.
Desde que a página inicial não serve mais como porta de entrada, muitos usuários só acessam a homepage para obter visualmente a sensação de que a empresa tem relação com o que estão procurando.
 

A página inicial da Apple é o exemplo perfeito dessa transformação. Sua homepage é extremamente limpa, simples e minimalista, refletindo perfeitamente a marca da empresa. Além disso, todas as páginas internas subsequentes são fáceis de navegar, visualmente atraentes e com pouco conteúdo escrito.
 

Publicidade

Compartilhe

Veja também