16 de outubro de 2015 - 11h37
(*) Por Cris Camargo
Estou há dois anos e meio no IAB Brasil. Pela história da entidade, foram oito caravanas internacionais levando profissionais do mercado digital brasileiro para o Mixx Festival, evento anual em Nova York. Essas viagens sempre serviram para aproximar os diferentes players do mercado. Anunciantes e veículos viajavam juntos com foco em negócios e, principalmente, para também aprenderem com a experiência do mercado americano: novidades, modelos de negócios, ferramentas, novas soluções e formas de pensar.
Eram mais de 200 brasileiros que lotavam os auditórios e também aqueciam a economia da vizinhança, com a habitual passada pela Times Square para uma compra rápida. O Mixx segue evoluindo, com seu conteúdo atrativo ano após ano. Nós, do IAB Brasil, também expandimos nossa atuação de olho no desenvolvimento e na troca de experiência e conhecimento com outros mercados pelo mundo. E, neste ano de recessão, você me perguntaria: o que estão fazendo em Londres com cada libra custando mais de R$ 6 reais?
No começo do projeto, uma aposta arriscada. Mas, hoje, depois do segundo dia de “Caravana IAB Brasil em Londres”, e mesmo sem ter retornado (as atividades vão até este sábado 17), já posso considerar que nossa missão – enquanto entidade representativa do mercado digital – está absolutamente cumprida. Escolhemos Londres por um fato simples: foi na crise de 2009 que o digital conquistou mais espaço no investimento dos principais anunciantes do mercado britânico e se consolidou com força total. Atualmente, o Reino Unido tem um dos mercados digitais mais evoluídos do mundo, com os anunciantes investindo até 67% do budget no meio.
E que tal conversar sobre crise com aqueles que já saíram dela?
É justamente em período de instabilidades política e econômica, como essa fase que atravessamos em 2015, que experiências externas devem ser exploradas buscando exemplos de quem superou adversidades anteriormente. O Reino Unido é um caso a ser destacado e por isso estruturamos essa semana de atividades para 20 profissionais brasileiros entre publishers, anunciantes e representantes de instituições de ensino.
Combate à fraude e outros temas como mobile, mídia programática, vídeo, privacidade e viewability foram alguns dos assuntos abordados na apresentação do IAB UK aos brasileiros que integram a caravana. A quarta-feira, 14, foi exaustiva, com sete grandes palestras listando os principais desafios, mas, principalmente, mostrando que a solução está na união das partes, na busca por soluções que equilibrem o mercado. Somos responsáveis por esse desenvolvimento. E essa responsabilidade está dentro de cada empresa e player desse nosso mercado.
Nós, como IAB Brasil, estamos cumprindo com a missão de desenvolver o mercado digital, mas, além disso, queremos contribuir para a evolução do nosso País!
(*) Cris Camargo é diretora executiva do IAB Brasil