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Inovação, contexto e um aviador alemão

O contexto em que sua marca vive pode significar a vitória ou a derrota a cada dia


21 de fevereiro de 2018 - 16h45

Por André Pereira (*)

Créditos: reprodução

Você já ouviu falar do piloto alemão Manfred von Richthofen. Talvez você não reconheça o nome, mas é porque você o conhece pelo apelido que lhe foi dado: o Barão Vermelho. Como você talvez saiba, o Barão Vermelho lutou na Primeira Guerra Mundial e, ao morrer aos 25 anos de idade, já tinha se tornado o mais famoso piloto de caça da história, com 80 vitórias oficiais em batalhas aéreas.

Mas estamos aqui falando de von Richthofen para tratar de inovação. Ou da falta dela. Por que o Barão Vermelho se tornou um piloto de caça tão vitorioso? Qual era o seu diferencial?

Talvez você diga: “Certamente ele era um piloto extremamente talentoso”. Faz sentido, mas você está ERRADO. Ele era conhecido como um aviador apenas mediano.

Sua próxima aposta poderia ser: “Ah, então ele devia ser um grande inovador, que inventou maneiras novas e geniais de ganhar as batalhas aéreas”. De novo, ERRADO. Von Richthofen NÃO era um inovador, ele fazia as coisas by the book, exatamente como as melhores práticas ditavam. Ele era bem-sucedido porque era bom estrategista e conhecia seu contexto (“content is king, but context is God”).

Esta é a hora em que me defendo: NÃO estou dizendo que inovação é supérflua ou que não precisamos dela. O que estou conversando com você é que NEM SEMPRE inovação é a resposta para tudo. Em certas situações, você não precisa reinventar a roda, apenas saber como usá-la corretamente.

Veja isso: o relatório SAP Hybris de Insights do Consumidor 2017 entrevistou mais de mil consumidores brasileiros. Quando eles responderam sobre “qual o significado de atendimento personalizado para mim”, as duas respostas principais foram:

— 57%: receber surpresas das marcas, como vantagens, descontos e brindes

— 54%: obter respostas adequadas a dúvidas levando em consideração meu histórico de relacionamento com a marca

Percebe que essas duas respostas não dependem necessariamente de inovação, mas de CONHECER seu cliente e dar a ele ou ela a coisa certa no momento correto? Ou seja, conhecimento do contexto e estratégia adequada (Se você quiser saber mais sobre esse estudo e o que pensam e como agem os consumidores brasileiros, baixe grátis o relatório SAP Hybris de Insights do Consumidor 2017 para o Brasil).

Sim, é verdade que eu não posso, como profissional de marketing, me preparar para fazer a oferta perfeita para meu cliente se não tiver as ferramentas tecnológicas apropriadas. Porém, sem uma equipe que conheça a fundo o histórico e o perfil dos clientes, essas mesmas ferramentas seriam inócuas.

Você realmente conhece o seu cliente e suas constantes mutações? Sua estratégia já está preparada? As soluções tecnológicas já estão em suas mãos? O contexto em que sua marca vive pode significar a vitória ou a derrota a cada dia.

(*) André Pereira é diretor de marketing da SAP Hybris para Brasil e Sul da América Latina

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