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Internet como aliada para a captação de recursos de ONGs

Como aproveitar as ferramentas da rede para espalhar causas, criar consciência e relevância a atividades


7 de junho de 2016 - 16h51

Internet-of-things-IDC-intelligent+systems.jpgJá há um tempo que a internet se consolidou como um canal de comunicação para conectar marcas a milhares de pessoas. Sabendo que é um poderoso meio para dar vazão a uma mensagem, as organizações da sociedade civil devem se apropriar cada vez mais das ferramentas que a rede oferece para espalhar suas causas, criar consciência e relevância sobre as suas atividades, interagir com seus doadores, além de aproveitar a oportunidade para chegar a novos potenciais apoiadores.

No entanto, antes de se aventurar no ambiente online, deve-se ter claro como as ferramentas serão utilizadas para promover o trabalho da organização. Não basta estar presente na internet. O site e todos os canais de relacionamento com o doador devem ser levados a sério. É preciso que o objetivo e o conteúdo estejam em conformidade com a missão da organização e que deixem claro como as ações são desenvolvidas, como são feitas as doações e para onde vão. Em outras palavras, é preciso planejar.

Nesse momento, deve-se ter atenção redobrada ao que as organizações têm de mais valioso: o conteúdo. Conteúdo é dinheiro. Muitos doadores deixam de doar por falta ou irrelevância de conteúdo ou formato inconveniente. É preciso dar ao público uma razão para clicar e visitar o site da organização. Uma vez lá, você tem a oportunidade de inspirá-lo, fazer com que ele envolva-se, cadastre-se, engaje-se, opine, participe e, possivelmente, faça uma doação.

São inúmeros os recursos que a internet oferece para criar uma relação duradoura com o público conquistado. A organização deve usar dados e estórias que mostrem o impacto do seu trabalho entre seus beneficiados, principalmente, por imagens e vídeos, que são facilmente mais consumidos no meio digital, e ajudam a criar uma melhor compreensão dos projetos e da atuação da organização, além de atrair mais pessoas para apoiar a causa. O site atualizado e organizado, envio de e-mail marketing personalizados com qualidade, frequência, perfis e post ativos nas redes sociais, petição online, feedback rápido com transparência e seriedade são outras chaves do sucesso da captação pelos canais digitais.

Como no mundo real, no mundo virtual a construção de uma rede pode ajudar de várias maneiras. Quando o doador, fã ou seguidor compartilha e valoriza o conteúdo da organização, as pessoas ligadas a ele tomam conhecimento daquele trabalho e isso passa a construir uma reputação, dar visibilidade e fortalecer a marca. Assim, fica claro que o doador também é captador. E, levando em conta que, no Brasil, 80,4% das casas com acesso à internet usam celular para navegar na rede, podemos ainda afirmar que o poder está nas mãos de cada um. É como se cada doador tivesse na mão um megafone para espalhar a missão da organização que apoia. Por essa razão, a informação deve ser clara e transparente, para que não gere ruídos e má interpretação, causando o efeito contrário.

Esse é o diferencial que a era digital traz para as organizações. A internet dá a possibilidade de transformar doadores em verdadeiros defensores da causa e, consequentemente, ampliar a arrecadação de recursos. O esforço deve ser concentrado na criação de um conteúdo que faça com que as pessoas se apaixonem pela causa e se sintam encorajadas a divulgar o trabalho da organização e a incentivar que outras pessoas também apoiem a causa em que elas acreditam.

(*) Nathalia Cardoso e Yeda Mariana são assessoras de captação de recursos da ActionAid no Brasil

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