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Mantenha a calma e mobilize-se. Por Terence Reis

Se você acompanha notícias de tecnologia ou negócios provavelmente já soube do Mobilegeddon


23 de abril de 2015 - 10h50

POR TERENCE REIS, sócio da Pontomobi

Se você acompanha notícias de tecnologia ou negócios provavelmente já soube do Mobilegeddon – o grande acontecimento de 21 de abril. Neste dia o Google, ao atualizar seus algoritmos para considerar a adequação a mobile nos resultados de busca, expulsou da web todos os sites não-mobile e prejudicou milhões de empresas.
 

Claro, não é bem assim – apesar das chamadas em alguns sites. Nosso objetivo com o texto é explicar um pouco mais sobre esta atualização, o que podemos esperar e como agir sobre estas mudanças.
 

O que é esta atualização do Google?
A atenção do Google – e dos grandes players digitais – está na adaptação de seus serviços principais às principais tendências demográficas e tecnológicas.

Com isto, em junho de 2013 o Google anunciava mudanças em como avaliava a presença dos sites em mobile. E informava que no futuro estas iriam se refletir nos resultados de busca, com o objetivo de oferecer uma melhor experiência de uso de seus serviços.
 

O crescimento de mobile se manteve consistente nestes quase dois anos. No Brasil a participação nas buscas cresceu 267% durante o período, representando agora em torno de 30% do volume total.
 

Recentemente o Google passou a identificar os sites “mobile-friendly” em seus resultados de buscas a partir de smartphones. Sites “mobile-friendly” são aqueles que oferecem uma boa experiência para o usuário em mobile.

Esta atualização é, nos termos do Google, “uma expansão do uso do ‘mobile-friendly’ como um sinal de ranking”.

A grande diferença é este sinal de ranking. Os algoritmos do Google se utilizam de diversos indicadores para determinar o posicionamento de um site nos resultados. Estes sinais são uma combinação de relevância, popularidade, tecnologia e experiência de uso.

A experiência de uso em mobile passa, portanto, a ser mais um sinal utilizado pelo Google para determinar o posicionamento de sites nas buscas realizadas em smartphones.

Vai acontecer realmente um Mobilegeddon? Qual o real impacto?
De novo, nas palavras do Google, “esperamos um impacto significativo, maior do que as atualizações ‘Panda’ e Penguin’”. Estas atualizações, que ocorreram em 2011 e 2012, afetaram 12% e 4% das buscas, respectivamente.
 

Fato é que os sites “mobile-friendly” serão explicitamente favorecidos pelo Google. Sites que se adequem a este critério receberão um melhor posicionamento do que sites que não possuam versão mobile, já que a experiência do usuário é melhor.
 

Apenas 15% das buscas chegam à segunda página de resultados – então alguns sites podem esperar uma redução considerável nos acessos provenientes de smartphones.
 

O que irá acontecer com os sites que não são “mobile-friendly”?
O que sabemos é que a versão mobile será um dos principais fatores de ranking.
 

No entanto, ainda há outros sinais, que têm a ver com a relevância – uma busca direta pela marca, por exemplo – ou a intenção do usuário que podem fazer com que páginas com conteúdo relevante ou de qualidade ainda apareçam com destaque nos resultados.
 

Fiz uma busca no Google e não vi nenhuma mudança.
 

Esta atualização aconteceu há pouco mais de 24 horas. O impacto destas mudanças começa a ser percebido dentro de mais ou menos uma semana, de acordo com expectativas do próprio Google.
 

Quantos sites serão impactados pelas mudanças do Google?
Uma empresa de pesquisas – Portent – avaliou 25.000 sites e segundo eles, 40% destes não estão adequados ao ambiente mobile.
 

No último estudo Mobility Index, publicado pela Pontomobi em dezembro de 2014, 57% dos sites das 350 maiores marcas nacionais não estavam adaptados para mobile.
 

Como faço para saber se meu site é “mobile-friendly”?
 

Se você precisa saber se seu site está pronto para mobile, provavelmente ele não está. Caso queira fazer o teste, este é o link: https://www.google.com/webmasters/tools/mobile-friendly/

Para tornar meu site “mobile-friendly” eu preciso apenas ter uma versão para smartphones?
 

Apenas desenvolver a versão mobile pode não ser suficiente. O Google oferece uma lista de pontos de atenção:
 

. Versão mobile: esta pode ter o formato responsivo ou pode ser feita especificamente para mobile, com acesso por redirecionamento da URL.

. A avaliação é feita página a página – portanto para obter sucesso é preciso que todas suas páginas tenham o correspondente mobile

. Cuidado com o conteúdo – vídeos é áudios que não tocam em mobile são sinais negativos

. Sem “fechar portas” – sites mobile com pop-ups ou overlays que tentem redirecionar para o download de apps também são sinais negativos

. Atenção ao código – o bloqueio do CSS ou a falta de informações meta sobre o site podem prejudicar o ranking.
 

Esta atualização inclui aplicativos?
Sim. O Google oferece a possibilidade de se indexar apps Android. Os resultados em smartphones Android podem trazer sugestões de instalação de apps ou de acesso a apps já instalados, caso sejam relevantes para a busca.
 

Então eu agora preciso apenas fazer a versão mobile?
Isto. O algoritmo é em tempo real. Isto quer dizer que ao subir sua versão mobile em pouco tempo esta já estará classificada como “mobile-friendly” pelo Google.
 

Mas lembre-se que o que importa é oferecer uma boa experiência a seu público. Não basta “encolher” seu site desktop. Aproveite este momento para entender como pode ter a melhor entrega possível no ambiente mobile.
 

Mantenha a calma e mobilize-se! Esta atualização não é um mobilegeddon, mas sim uma oportunidade real para as marcas e empresas que souberem se adequar. 

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