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Plataformas digitais de serviços em 2014. Por Indio Brasileiro
Elas são tendência para o próximo ano e são representadas pelos já populares apps de táxi, reservas de mesas em restaurantes ou entrega de refeições
Plataformas digitais de serviços em 2014. Por Indio Brasileiro
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17 de dezembro de 2013 - 8h13
POR INDIO BRASILEIRO
Fundador e CEO do Grupo IB *
Uma das principais marcas de 2013 para o setor digital foi o fortalecimento do mercado de aplicativos móveis. Ao longo do ano, assistimos ao lançamento de uma série de projetos e negócios nessa área, o que agitou a vida de desenvolvedores, empresários, investidores e, claro, dos usuários. É evidente que não se trata de um movimento iniciado nesse ano, mas sem dúvida ele ganhou fôlego em 2013 em função do rápido aumento do uso de smartphones e tablets e da maior familiaridade das pessoas com esses equipamentos.
Nesse cenário, um aspecto em especial merece destaque: as plataformas digitais de serviços, como apps de localização de táxis, motoboys, reservas de mesas em restaurantes ou entrega de refeições, entre outros, foram as vedetes do ano e assim devem continuar em 2014 – com ainda mais vigor, investimentos e diversificação.
Antes de analisar melhor essa tendência e seu impacto nos negócios no próximo ano, vamos compreender a dimensão do universo de que estamos tratando. Segundo levantamento da consultoria Gartner, a receita mundial dos aplicativos móveis deve ficar em US$ 26 bilhões em 2013, um aumento de 44% sobre os US$ 18 bilhões verificados em 2012.
As lojas de apps para smartphones e tablets devem registrar 102 bilhões de downloads no mundo, um crescimento de 59% em relação a 2012. A App Store e a Google Play serão responsáveis por 90% do total. O estudo do Gartnet também 
mostra que, do total de programas baixados neste ano no planeta, 91% serão gratuitos – em 2017, esse índice alcançará 94,5%. Naquele ano, a estimativa é de que sejam realizados 269 bilhões de downloads.
Os dados não indicam qual a fatia específica referente aos aplicativos de serviços. Em todo caso, se o mercado geral de programas móveis se expande a passos largos, é seguro dizer que esse segmento cresce junto. Se não fosse assim, não estaríamos vendo no Brasil o mercado povoado por várias startups de serviços de localização de táxis, como Safertaxi, Easy Taxi, ResolveAí, 99Taxis ou Táxi Aqui.
No caso de reservas de mesas em restaurantes e entregas de refeições, existem o Grubster, Restorando, RestauranteWeb e iFood, só para citar alguns exemplos. Podemos inserir na lista de plataformas as empresas de informações sobre trânsito e serviços nas cidades, como Apontador e Maplink, além do Google e da Apple, que também atuam nesse segmento.
Essas modalidades de serviços se fortaleceram em 2013, mas há um segmento específico que nasceu no ano que agora se encerra e ainda dá os primeiros passos: o de localização de moto-fretistas. As primeiras empresas desse ramo, como Mottoman, Vaimoto e Motomap, estão começando a operar agora.
Em comum, todas essas plataformas digitais de serviços – táxis, reservas em restaurantes, delivery de refeições e motoboys – têm o fato de serem fruto da combinação do avanço da tecnologia de geolocalização nos smartphones e da busca das pessoas por comodidade, conforto e praticidade. São serviços que, concretamente, auxiliam as pessoas a viver melhor nas cidades ao minimizarem os problemas com mobilidade urbana e permitirem a otimização do tempo.
É justamente por isso que essas plataformas digitais – e outras similares que certamente serão inventadas – estão entre as grandes tendências para 2014, estimulando o ecossistema de negócios do mercado móvel, que envolve desde operadoras de telefonia, fabricantes de smartphones e tablets a fundos de investimento e startups desenvolvedoras de aplicativos.
Indio Brasileiro dirige o Grupo IB, que reúne FirstCom Comunicação, Oca Comunicação, I-Group e Gaia Creative. Email indio@grupoib.net
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