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Publicidade mobile: quais são tendências para os próximos anos?

egundo dados do eMarketer, os investimentos em publicidade móvel estão em expansão e a participação do Brasil deverá subir de 40% do total para 46% até 2018


5 de novembro de 2015 - 11h04

(*) Por Jérôme Amoudruz

Nos últimos anos, vimos surgir milhares de tecnologias e empresas com grandes ideias que podem revolucionar o mercado. O mobile ultrapassou todos os mercados, incluindo Facebook, e, neste ano, tornou-se o canal mais importante para os profissionais de marketing. Porém, seu inventário para publicidade ainda é pequeno em comparação com o crescimento, mas os anunciantes já se mostraram atentos a essa tendência e dispostos a apostar mais em publicidade mobile. Afinal, é nesse dispositivo que os consumidores passam a maior parte do tempo conectados.

Segundo dados do eMarketer, os investimentos em publicidade móvel estão em expansão e a participação do Brasil deverá subir de 40% do total para 46% até 2018. Apesar do crescimento do segmento, ainda há muitas oportunidades, melhorias e vantagens ligadas à propaganda em dispositivos móveis que precisam ser difundidas entre os anunciantes e agências.

Sabemos que houve crescimento no e-commerce, mas, para os próximos anos, a tendência está na forma como os consumidores acessarão a internet para realizar suas compras e muito mais. Atualmente, os gastos mundiais dos consumidores por meio do mobile correspondem a cerca de 8% de todas as transações efetuadas pelo comércio eletrônico e esse número tende a aumentar.

O futuro do e-commerce no Brasil está muito focado nas classes C e D que estão utilizando a internet e com acesso ao celular. Portanto, é importante que as marcas saibam criar novas formas de comunicação e invistam em formatos inovadores, desenvolvendo a visibilidade da marca por meio de mobile targeting e outros meios de segmentação. Algumas tecnologias já permitem a compra de mídia em sites e aplicativos mobile para atender o seu público alvo e ter um retorno sobre o investimento (ROI).

A projeção de especialistas é de que, até 2017, o total investido em publicidade em smartphones e tablets seja equivalente ao dobro do total investido em campanhas para desktop. Por isso, para ter ótimos resultados, é preciso estudar o mercado, ter bons conhecimentos sobre o mundo digital e, o mais importante, ter expertise para avaliar qual é a melhor ação que deverá ser tomada com base no perfil do público que se quer atingir.

(*) Jérôme Amoudruz é diretor geral do Grupo Kwanko no Brasil 

 

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