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Saiba como ter sucesso na sua campanha mobile
Com o panorama de crescimento dessa mídia, é essencial saber se posicionar com uma estratégia de publicidade mobile
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25 de junho de 2015 - 3h44
(*) Por Pedro Jahara
Sem dúvida, as plataformas móveis têm atraído cada vez mais anunciantes em todo o Mundo. No Brasil, esse mercado ainda dá os primeiros passos: os gastos com mídia mobile no país devem chegar a 440 milhões de dólares neste ano. O valor já é 85% maior do que em 2014.
Com esse panorama de crescimento fica claro que é essencial uma empresa saber se posicionar com uma estratégia de publicidade mobile.
A estratégia a se seguir, claro, depende do perfil da empresa e de quem ela quer atingir. As dúvidas no início desse processo, porém, são semelhantes.
Listo abaixo alguns pontos fundamentais para as empresas que estão no início desse processo.
1. Defina bem o seu público
Em qualquer campanha, online ou offline, definir qual o seu público é sempre o primeiro passo. Para o mobile, porém, as possibilidades de “filtro” dos usuários são tão grandes que não levar isso em conta é desperdiçar dinheiro e sacrificar o resultado.
É possível, por exemplo, escolher clientes pela operadora, dispositivo de conexão (3G, 4G, Wi-fi, etc.), interesses que costumam ter – como educação, moda e esporte – e geolocalização em tempo real, garantindo que o produto atinja o consumidor certo na hora e lugar correto.
Para alcançar resultados expressivos, portanto, primeiro especifique os usuários móveis que sua companhia quer atingir.
2. Aposte nos anúncios Rich Media
Com a crescente utilização nas novas campanhas em dispositivos móveis, o Rich Media é um anúncio que contém imagens ou vídeos que envolvem algum tipo de interação por parte do usuário. Esse tipo de anúncio pode ser 200% mais eficiente em comparação a banners comuns.
Isso ocorre porque os anúncios em Rich Media não são estáticos: eles se movimentam e surpreendem com objetos que surgem a partir de qualquer lado da tela, em expansão ou flutuante. Além disso, a capacidade multimídia permite animação em 3D, o que torna a interatividade ainda maior.
É preciso envolver para chamar atenção. Você está competindo essa atenção do seu cliente com um jogo, com a foto do amigo durante o fim de semana, com uma conversa entre namorados.
3. Utilize novas tecnologias
A tecnologia do Beacon está emergindo como uma das ferramentas mais poderosas para anunciantes. Eles enviam alertas para consumidores que passam por pontos estratégicos. Essas propagandas são altamente personalizadas com base em comportamento de compras recentes.
O objetivo é atrair clientes da loja e novos consumidores para o local. Só recebe alerta quem tem o aplicativo da empresa fornecedora de anúncios mobile ou da própria loja.
4. Veja a mídia social como amiga
Se a publicidade móvel é o Thor, então a mídia social é seu martelo. Sozinha, uma campanha de anúncios mobile chamativa pode trazer uma grande atenção, mas socializá-la para que seja compartilhada nas redes sociais trará mais benefícios.
5. Analise seus dados
Os dados da sua campanha vão ajudá-lo a aprender o que funcionou ou não. Estudar essas informações e aplicá-las para a próxima divulgação vai gerar melhores resultados. Você deve se perguntar: qual anúncio funcionou melhor? O que respondeu melhor no gráfico de resultados? Certifique-se de olhar de forma ampla para sua campanha.
(*) Pedro Jahara é CEO da RevMob, empresa fornecedora de soluções para anúncios mobile.
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