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Sete dicas pra influenciar influenciadores
Qual o segredo pra fazer uma web celebrity falar bem da sua marca?
Qual o segredo pra fazer uma web celebrity falar bem da sua marca?
9 de julho de 2015 - 7h06
(*) Por Flávia Spinelli e Laura Florence
Eis a pergunta do milhão: qual é o segredo pra fazer os influenciadores (também conhecidos como web celebrities e blogueiros ou alguém que tenha mais de cinco mil fãs) falarem bem da sua marca? Pensou logo num bonito cachê, né? Mas nem sempre só o dinheiro compra a felicidade da sua marca no boca a boca digital.
Por isso, fizemos uma listinha com sete dicas infalíveis para uma boa estratégia de influenciadores. Faça essas perguntas para si mesmo e assim saberá se está indo pelo caminho certo.
1. O influenciador é um fã? Se a resposta for não, nem siga para a próxima pergunta. Ele só vai falar bem da sua marca se gostar dela. Voltou a pensar em dinheiro, né? Você pode até pagar pelo post, mas é igual responder “obrigado” quando alguém diz “Eu te amo”.
2. Vai ser uma paixão de uma noite ou é um casamento? Evite pensar em uma ação isolada para influenciadores. Relacionamento com influenciadores tem que ter amor de longo prazo. Isso aproxima e mostra que a sua marca, de fato, se importa com a relação.
3. O material que você está pensando em enviar é personalizado? Não adianta só colocar o nomezinho dele na carta. Mostre que você sabe com que está falando. Personalize de texto a presentes. Dá trabalho, mas faz toda a diferença.
4. Você está entregando para ele algo que não se compra? Dando acesso a algo que os outros não têm? Não esqueça que, mesmo sendo fã da sua marca, ele não vai querer dar notícia velha. Pode ficar super feliz, mas, post, que é bom, não vai rolar.
5. O que você quer que ele faça? Deixe claro a sua intenção com toda e qualquer comunicação com influenciadores. Use call to actions claros, estimule o uso da sua hashtag. Facilite o trabalho dele que ele facilitará o seu. Parece justo, né?
6. O conteúdo que você vai mandar é mais legal para você do que pra ele? Tente sempre se colocar no lugar do seu influenciador. Se for só pra sua marca, esqueça-se da ideia, faça uma peça publicitária. Não gaste seu dinheiro.
7. O material que você está enviando ao seu influenciador fica bem na foto? Se você quer que a sua mensagem seja amplificada, o material deve agradar também a audiência de seu influenciador.
Se “não” foi a resposta a algumas das perguntas acima, então pare tudo e revisite a sua estratégia. Para falar com influenciadores, é necessário dedicação, seriedade e proximidade. Caso contrário, estamos falando de publieditorial e, aí, vamos falar de novo de dinheiro. Só pagando mesmo.
(*) Flávia Spinelli é vice-presidente de planejamento e estratégia e Laura Florence é vice-presidente de criação, ambas da Lov
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