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Snapchat desafia marcas a inovar no engajamento

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Snapchat desafia marcas a inovar no engajamento

Avaliada em aproximadamente US$ 20 bilhões e com mais de 110 milhões de usuários atualmente, a rede deverá faturar entre US$ 500 milhões a US$ 1 bilhão em 2017


19 de julho de 2016 - 13h00

Por Marcelo Trevisani, head of Marketing Studio da CI&T

O Snapchat é a rede social do momento. Avaliada em aproximadamente US$ 20 bilhões e com mais de 110 milhões de usuários atualmente, a rede deverá faturar entre US$ 500 milhões a US$ 1 bilhão em 2017. É considerada o core de mensagens instantâneas efêmeras que, após transmitidas, são deletadas em apenas alguns segundos. De acordo com o Snapchat, 60% de seus usuários realmente envolvem-se diariamente com o serviço, gastando de 25 a 30 minutos todos os dias na criação de novos conteúdos. Além disso, a plataforma atua como palco de influenciadores de peso com milhões de seguidores. Nos Estados Unidos, a rede é capaz de atingir 41% dos consumidores entre 18 e 34 anos, enquanto as 15 principais redes de TV americanas retém apenas 6% desse grupo como espectadores.

Outro fato relevante é que o Snapchat conhecido por enjagar a geração Z, transformou-se em um verdadeiro fenômeno e está ganhando a preferência dos adultos. A intenção inicial de acesso à rede para acompanhar os filhos tem se tornado em um novo modo de interação com os adolescentes da família, aliado à paixão pelo uso de novos emotions, stickers e filtros em imagens. Os pais relatam que sua presença na rede não faz com que seus filhos migrem para outra plataforma. Atualmente, 35% dos adultos entre 25 e 35 anos e 14% das pessoas na faixa de 35 anos de idade já utilizam o Snapchat.

Mas como as marcas podem engajar e construir uma audiência, usando o Snapchat? Suportando hoje mais de 8 bilhões de visualizações de vídeos e registrando aproximadamente 9 mil snaps postados a cada segundo, o Snapchat tem grande potencial para ser a vitrine das marcas. Saem na frente as empresas que apostam na inovação e desenvolvem campanhas que resultam em uma relação direta com seus consumidores. Vale até convidar para a ação os influenciadores com os quais já estão acostumados a interagir e criar espaços para que os próprios usuários realizem o sonho de se tornarem novas celebridades. A cada momento, haverá um conteúdo novo que explora as preferências dos consumidores, fazendo com que a marca sempre se renove diante deles.

A Campanha “RFRSH na lata” da Coca-Cola Brasil é um exemplo de sucesso de engajamento da marca com usuários do Snapchat. Com a solução digital desenvolvida pela CI&T – especialista global em soluções digitais -, a promoção da marca Sprite entre o público brasileiro da rede social ganhou destaque mundial. Foram 2 milhões de visualizações no Snapchat em apenas alguns dias. A campanha foi citada em diversas publicações internacionais como case de sucesso, por seu grau de inovação e capacidade de criar engajamento com a geração Z, envolvendo usuários com hábitos sociais completamente distintos das gerações anteriores. A ousadia do projeto ficou a cargo da integração com o Snapchat, que está conquistando cada vez mais adeptos por sua rapidez e espontaneidade.

O Snapchat é uma rede social baseada no relacionamento one to one, com um novo mundo que se abre sem históricos para seus usuários e onde as informações postadas permanecem acessíveis temporariamente. Por isso, o grande desafio para a promoção das marcas é que a plataforma não possui API aberta (para acesso automático), o que impede a coleta desses dados, por exemplo, para auditá-los como norma de concursos. Ao contar com um parceiro experiente em tecnologias digitais, é possível desenvolver soluções capazes de tornar essa barreira imperceptível aos usuários e, de fato, promover ações da marca. Assim, as empresas podem não apenas acompanhar e coletar os posts, mas combinar tecnologias que analisam essas informações criando uma base de dados dos usuários para suporte às decisões em tempo real e futuras.

Cada vez mais as marcas desejam se conectar com o usuário final. As empresas querem fazer parte das conversas dos consumidores nas redes sociais, impactando-os com conteúdos realmente relevantes. Para isso é preciso inovar, criar algo novo de forma mais simples e prática possível. Embora o Snapchat desafie as marcas a inovar a forma de engajamento com seus consumidores, é possível gerar hoje inovações sem complexidades para promover essa curadoria que eles tanto buscam ao invés de abordá-los via canais de publicidade tradicionais. Agora que você já conhece todo o potencial do Snapchat, que tal começar a inovar? Insira a tecnologia como coadjuvante relevante na campanha da sua marca!

Sobre Marcelo Trevisani, Head of Marketing Studio da CI&T
Foi idealizador da primeira Pós-Graduação de Marketing Digital de São Paulo na Faculdade Impacta Tecnologia – FIT e professor de Marketing Estratégico Digital e Branding. Ministra aulas e palestras de Branding, Marketing Estratégico Digital e Mídias Sociais em instituições como FGV, FIAP, ESPM, entre outras. Atua no mercado de Comunicação e Marketing Digital desde 1998. Foi Gestor de Marca, Social Media e e-Business da TECNISA, empresa referência no mercado imobiliário e inovação segundo a revista Época Negócios de 2010 a 2014 onde foi responsável pela estratégia digital, redes sociais e construção e gestão da marca. Atuou como Head of Digital Marketing na BRF (Sadia, Perdigão, Qualy, Hot Pocket, Batavo e Elegê) e atualmente é Head of Digital Marketing da CI&T, multinacional brasileira especializada em transformação digital.

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