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Uai! You Tube agora é Netflix? Por Pyr Marcondes
E sim, You Tube Red é Netflix, concorrente Netlix direto e na veia, porque reproduz conceitualmente a mesma lógica de negócio e operação
Uai! You Tube agora é Netflix? Por Pyr Marcondes
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BuscarE sim, You Tube Red é Netflix, concorrente Netlix direto e na veia, porque reproduz conceitualmente a mesma lógica de negócio e operação
22 de outubro de 2015 - 10h37
O You Tube lançou recentemente seu serviço pago, o You Tube Red, que dá acesso a conteúdo premium de shows e filmes, basicamente realizados com os vlogeiros que o próprio You Tube celebrizou nos últimos cinco anos e com eles construiu uma base de audiência planetária impressionante.
Trata-se não só de uma audiência grande, mas cativa e fã. Engajada e evangelizadora, porque para essa audiência seus ídolos youtubers não são artistas de TV, são parte integrante da sua vida, seus amigos próximos, que entendem sua visão de mundo, seus valores e seus desejos.
Estamos falando de um público eminentemente jovem, móvel, digital, ativo nas redes.
E é para ele que o You Tube Red nasceu. Um público totalmente disposto e financeiramente capacitado para pagar pelo que quer ver. E compartilhar que viu.
Não, o You Tube Red não é Netflix. Porque Netflix é um mosaico impressionantemente maior em volume e em diversidade.
E sim, You Tube Red é Netflix, concorrente Netlix direto e na veia, porque reproduz conceitualmente a mesma lógica de negócio e operação: a criação de conteúdo proprietário, identificado com a marca, para distribuição online e on demand, para um público qualificado e que paga.
Tudo isso anabolizado pelas redes sociais e toda uma lógica de performance tão característica da mídia digital.
Aliás, neste caso, o You Tube Red pode ser ainda mais poderoso em capacidade de pulverização, porque não é algo restrito a assinantes de um pacote de TV, que você paga para assistir quando quer, tendo a internet como canal de distribuição. O You Tube Red é a internet em si, sem plug ins. OK, você também tem que pagar. Mas aí, tá lá. Na velha e boa internet que você usa hoje tanto quanto respira.
No serviço de música embarcado no You Tube Red é possível, por exemplo, que os usuários usem sua base de dados com música de todo tipo para fazer remixes e colocar na plataforma. É web. Com viés colaborativo.
Netflix é alta qualidade, com produções provenientes da indústria que gravita em torno de Hollywood e dos grandes estúdios, dirigidas para um público adulto, mais maduro (embora obviamente atinja os jovens também) e de maior poder aquisitivo, indubitavelmente.
You Tube Red é uma nova camada de uma nova horda de ídolos criados a partir do mundo digital, filhotes da massa em rede, interconectada. Produções próprias, muitas vezes caseiras e mambembes, embora de alguns anos para cá um sem número de redes-produtoras tenham se integrado ao ecossistema, injetando nele a qualidade que nos acostumamos a ver na publicidade e no cinema. Num nível de investimentos mais modesto, sem dúvida, mas com uma estética que começa a trazer elementos desse mundo mais caro e elaborado, em termos de linguagem e produção.
Ah! Muito importante: em ambos os casos, estamos falando de conteúdo ad free, sem publicidade, nem patrocínio e, no caso do You Tube Red, sem a chatice sem sentido dos pre-rolls.
À mídia nos EUA, Robert Kyncl, diretor de negócios do You Tube Red, tem dito: “Nosso serviço é completamente diferente de Netflix”.
Médio, como vimos acima.
Em linhas gerais, estamos vendo seguidas transformações nesse ambiente do vídeo online, sendo Netflix e You Tube, cada qual da sua maneira, os dois elementos mais emblemáticos dessa revolução. Que cada um possa se parecer mais com o outro, é uma das possibilidades. Sem dúvida, outras que não conseguimos prever agora, virão.
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