Notícias
10 eventos do SXSW que anunciantes não podem perder
De espaço para interagir com robôs a festas open bar, veja o que não perder durante a conferência
10 eventos do SXSW que anunciantes não podem perder
Buscar10 eventos do SXSW que anunciantes não podem perder
BuscarDe espaço para interagir com robôs a festas open bar, veja o que não perder durante a conferência
ProXXIma
9 de março de 2015 - 3h21
POR ZACHARY JEAN PARADIS, diretor de estratégia de inovação da SapientNitro
Para o Advertising Age
Quando eu fui pela primeira vez ao SXSW duas décadas atrás, o festival era focado em música. Iam 4 mil pessoas, Johnny Cash tocava, e o “must see” era a apresentação do então pouco conhecido Beck. O que era um evento legal – porém limitado – da indústria musical, tornou-se um showcase de música, filmagem e mídia interativa.
Hoje, SXSW Interactive é um ponto de convergência entre tecnologia, experiência do usuário, marketing, startups e celebridades da ciência, representando um vislumbre do futuro. Assim como acontece em nossas vidas, a importância de plataformas interativas cresce em Austin, com a conferência – agora em grande parte interativa – que agora recebe mais de 30 mil visitantes. Mas com o extenso volume de eventos e companhias iniciando carreira, é difícil saber como tirar o melhor proveito.
Com isso em mente, aqui está um guia de bolso para profissionais de marketing com o melhor para se fazer no SXSW:
1) Big Data
Qual melhor maneira para começar o SXSW do que com um tópico importante – big data e inteligência artificial – explorado em um painel liderado por Ganesh Bell, diretor geral de digital da GE. Com a mobilidade crescente por meio dos wearables, robótica tornou-se uma norma e os aparelhos estão migrando do conceito para a realidade. O que é preciso para fazê-los funcionar juntos e com humanidade é a inteligência direcionada pela big data.
2) Wearables
Falando em wearables, muitos aparelhos no mercado atualmente ainda estão buscando uma proporção de valor. Embora o Apple Watch possa mostrar o caminho, um workshop que mostra o valor real e potencial da categoria é uma boa sessão para ser assistida. Só tenha certeza de fazer o cadastro antes, pois o acesso é limitado.
3) A experiência de varejo da próxima geração
Se o workshop dos wearables estiver lotada, ou se você preferir um espaço de varejo, esse incrível painel vai suprir suas necessidades. A Sephora, eleita líder de varejo omnichannel pela publicação da Sapient Nitro de 2014, promoverá uma conversa com a CMO Julie Bornstein sobre como inovar no espaço entre o mundo físico e o digital.
4) Startup Party
Como a descrição para a Startup Spotlight diz, “20 startups emergentes. Espaço aberto. Open bar. Venha checar.” Não tem muito mais o que dizer. Pegue um coquetel e algum conhecimento sobre startups.
5) Internet das coisas
A internet das coisas carrega muitas expectativas, mas também muita complexidade. Nós queremos ter um approach pessoal com todas as “coisas” que criamos, por isso esse painel com líderes é tão importante. Executivos da Disney, Misfit e Sensoria vão discutir liderança com experiência do consumidor no IoT.
6) Robot Petting Zoo
Robôs! Agora eles são importantes nas fábricas e nas guerras e eles irão se tornar cada vez mais importantes em nosso cotidiano. O Robot Petting Zoo vai trazer robôs que andam no chão e os que voam para os visitantes da SXSW tocarem, operararem e até programarem. Em vez de assistir palestras não interativas sobre robôs, passe no Petting Zoo e faça um amigo robô.
7) Tendências de tecnologia e design
Meio século atrás, Thomas Watson da IBM disse a frase, “Bom design é bom negócio”, e a ascensão da Apple para se tornar a empresa mais valiosa do mundo a justificou. Como ex-diretor do Media Lab do MIT e presidente da Rhode Island School of Design, e agora sócio da firma Klein Perkins Caufield & Byers, John Maeda sabe uma coisa ou outra sobre design, por isso essa palestra “Design and Technology Trends” é imperdível.
8) Storytelling
Histórias são o meio que as pessoas encontram para achar significado e entender o mundo. Com plataformas interativas, o storytelling está sendo transformado pela possibilidade dos usuários mudarem a narrativa. Como cineasta e líder criativo da Mirada, estúdio independente do Guillermo del Toro, Andrew Cochrane entende muito sobre forçar limites entre instalações, experiências na web, aplicativo para mobile/tablet, conteúdo para visual e realidade aumentada. Venha aprender com o mestre.
9) The Lean Startup
Como alguém que escreveu um livro de inovação, eu levo o tópico bem a sério. Nada me fez mudar tanto minha perspectiva quanto o movimento de desenvolvimento de consumidor representado pelo livro de Eric Ries, “The Lean Startup”. Tenha uma noção do pensamento e do que ele aprendeu desde que ele escreveu o livro em uma sessão de autógrafos com o autor.
10) Realidade virtual
O desenvolvimento dos softwares de realidade virtual e hardwares que estimulam os sensos podem enriquecer experiências, do o varejo à medicina. Esse painel reúne líderes dessa nova fronteira e irá pintar uma realidade empolgante sobre o como é ter no horizonte uma realidade de mercado de massa que envolve realidade virtual.
Veja também
Como a mídia programática pode inovar a publicidade no rádio
Especialistas analisam a possibilidade de comprar espaços publicitários de forma automatizada no rádio tradicional e quais são as vantagens disso
Como a tecnologia pode impactar pequenos negócios
Por meio de aplicativos para celular, startups oferecem soluções para unir indústria, mercado varejista e consumidores