Notícias
14 cases inovadores de marcas ao redor do mundo
O Trend Watching lista empresas que criaram tendências com a tecnologia
14 cases inovadores de marcas ao redor do mundo
Buscar14 cases inovadores de marcas ao redor do mundo
BuscarO Trend Watching lista empresas que criaram tendências com a tecnologia
26 de junho de 2014 - 5h15
Todos os dias, empresas e organizações dos mais diversos tipos apresentam inovações a seus consumidores. Além de prestarem um serviço e engajarem a audiência, algumas marcas conseguem utilizar a tecnologia para contribuir para um mundo melhor, seja no âmbito social, ecológico ou econômico.
O Trend Watching elencou algumas das inovações que têm impactado o ano de 2014. Inspire-se:
1. McDonald’s e Coca-Cola
Em maio, as duas marcas firmaram uma parceria nas Filipinas para lançar o BFF Timeout, app que dá recompensas aos usuários por não utilizarem seus smartphones. Uma vez que todas as pessoas de um grupo de amigos abrem a ferramenta, uma contagem regressiva se inicia e os pontos se acumulam à medida que os aparelhos são deixados de lado. Os prêmios incluem viagens para o Japão e Singapura.
2. Esurance
Em maio, a Esurance apresentou uma nova função do aplicativo que acelera o processo pós-acidente para os consumidores. O usuário pode abrir um chat de vídeo com um avaliador da empresa e reportar os estragos do veículo por meio da câmera, evitando a necessidade de uma pessoa que inspecione o veículo no local.
3. Cif
Na Romênia, a marca de produtos de limpeza Cif, da Unilever, lançou a iniciativa Clean Romênia, que durou de fevereiro a maio. Com um app, os usuários enviavam fotos de grafites racistas e a empresa mandava uma equipe para apagá-lo. A marca também postou as fotos do “antes e depois”, para provar que o movimento foi legítimo.
4. Fox Portugal
Para promover o lançamento da quarta temporada de Walking Dead em abril, a Fox de Portugal se juntou ao instituto de banco de sangue e abriu uma pop-up store em Lisboa. Depois de doarem sangue, os clientes receberam pontos para trocar por produtos da série, como buttons, cases de celular e camisetas.
5. CrowdComfort
O CrowdComfort é um termostato que ajusta a temperatura dos prédios de acordo com informações das pessoas dentro dele. Por meio de um app, os usuários informam seu nível de conforto em uma escala de 1 a 5, então a ferramenta analisa os dados para sugerir o clima ideal para cada andar. A solução foi criada pela General Electric e pela Massachussetts Bay Transportation Authority.
6. Oju Africa
Em março, esse app da República da Maurícia lançou uma série de emojis com carinhas afro para usuários de Android. O objetivo da iniciativa é celebrar a cultura africana.
7. Delta
Em março, a companhia aérea lançou o Innovation Class, programa de integração entre empreendedores e profissionais reconhecidos. Líderes da arte, dos negócios e da tecnologia foram convidados para selecionar eventos ao redor do mundo. Pelo LinkedIn, os interessados podiam tentar conseguir um lugar ao lado dessas personalidades.
9. Sol de Janeiro
Em maio, a marca lançou uma campanha pela conscientização do câncer de pele. Mais de 450 tatuadores foram treinados para reconhecer as lesões e sinais provocados pela doença. Então, eles explicaram a seus clientes sobre os sintomas e a importância da proteção solar.
10. Madri
Em 2014, os estacionamentos da cidade espanhola começaram a cobrar menos de carros sustentáveis do que veículos normais. O preço é medido de acordo com o tamanho e ano do automóvel. Carros elétricos podem estacionar de graça.
11. Treeson Spring Water
A grife de água criou garrafas feitas a partir de plantas livres de toxinas, o que significa que são 100% sustentáveis e biodegradáveis. Para cada unidade vendida, a empresa planta uma árvore que pode ser visualizada pelo consumidor por meio de um app.
12. M-Pesa
A operadora Vodafone lançou um serviço de pagamento mobile para consumidores que preferem transações em dinheiro em vez de cartão. O M-Pesa permite que usuários paguem contas, façam depósitos e retirem dinheiro de agências autorizadas. A pessoa pode transferir até 30 euros por dia por meio do sistema de SMS da empresa. O serviço foi lançado no Quênia em 2007 e expandiu para o Afeganistão, África do Sul e Índia. A Romênia é o primeiro país europeu a oferecer o serviço.
13. Etiqa Motor Takaful
Em abril, a seguradora de carros da Malásia encorajou jovens motoristas a dirigirem mais devagar. O app Safe Tracks detecta a velocidade do carro e o limite permitido. Ao respeitar as leis de trânsito, os usuários podem ganhar pontos para consumir música de graça.
14. PareUp
Lançado em maio, o aplicativo tem o objetivo de reduzir o desperdício de comida nos EUA. Por meio do serviço, restaurantes, lanchonetes e mercados oferecem comida que seria jogada no lixo por um preço menor.
Com informações do Trend Watching
Veja também
Como a mídia programática pode inovar a publicidade no rádio
Especialistas analisam a possibilidade de comprar espaços publicitários de forma automatizada no rádio tradicional e quais são as vantagens disso
Como a tecnologia pode impactar pequenos negócios
Por meio de aplicativos para celular, startups oferecem soluções para unir indústria, mercado varejista e consumidores