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5 dicas para engajar consumidores nas redes sociais

Redes sociais se tornam fundamental na comunicação das empresas e algumas métricas podem otimizar o relacionamento com seguidores


12 de novembro de 2013 - 12h57

No meio digital, as estratégias de comunicação precisam ser pensadas de acordo com cada plataforma. Em especial, as redes sociais possuem características diferentes que precisam ser analisadas na hora de traçar uma estratégia que engaje os consumidores.

 

Na prática, nem sempre altos investimentos em ações nestas plataformas são suficientes para o sucesso. Mas existem algumas dicas simples de como otimizar as ações das empresas nas redes sociais.

 

Confira abaixo 5 dicas para aumentar o engajamento das marcas em social.

 

Qualidade gráfica
Ter um aspecto atraente é fundamental para o sucesso de um post em social. Alias, isso é um diferencial entre as marcas. Quando o post com uma imagem é feito no Facebook, por exemplo, a taxa de engajamento é quatro vezes maior do que um post de texto.

 

Se a marca possui um site, blog, ou hotsite e quiser atrair os usuários da rede social para essas plataformas, um gráfico informativo ou uma imagem curiosa pode direcionar o tráfego de internautas.

 

É preciso imaginar o post em mídia social como um outdoor na estrada. Quanto mais atraente for a publicidade, mais as pessoas vão perceber a mensagem.

 

Personalidade social
O mais do mesmo não funciona. Os responsáveis pela criação de conteúdo social das marcas precisam produzir material relevante tendo em mente o público e os interesses dos internautas. Situações inusitadas do dia a dia, e rapidez nas publicações podem ser determinantes.

 

Para alcançar uma personalidade social, a empresa pode utilizar ferramentas que desmistifiquem a ideia de marca, humanizando a plataforma. Desta maneira, os usuários vão se sentir mais a vontade com a conversa, e consequentemente vão se engajar mais.

Advogados da marca
Uma das últimas tendências em marketing social é deixar os consumidores transmitir a mensagem para você. Se alguém vai gravar um vídeo ou postar um tweet sobre sua marca por que não repassar o conteúdo? Há um grande senso de autenticidade associado à descoberta de advogados da marca.

Premiar os fãs
Prêmios e social combinam. Os usuários sociais estão constantemente em contato com as postagens das marcas. Será que eles não merecem algo em troca que não seja conteúdo?

 

Entretanto, a premiação precisa ser feita com consciência. Precisa ser algo relacionado a marca e ao consumidor. Parece simples, mas não é. Esse tipo de estratégia diz muito sobre a empresa, e se for mal feita pode queimar a imagem da marca no ambiente social.

 

Mobile sempre
Quando se trata de mobile marketing, a mensagem tem de ser mais coesa. Como os usuários possuem pouco tempo para prestar atenção na era digital, as mensagens das marcas precisam ser objetivas e curtas.

 

As empresas precisam ter consciência que hoje as redes sociais são muito acessadas via mobile, portanto a relevância do post precisa casar com o comportamento móvel dos internautas – e isso pode ser um diferencial, já que poucas empresas conseguem estruturar uma comunicação pensando nos dispositivos móveis.
 

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