Assinar

6 passos para marcas fazerem a diferença nas redes sociais

Buscar
Meio e Mensagem – Marketing, Mídia e Comunicação

6 passos para marcas fazerem a diferença nas redes sociais

Buscar
Publicidade

Notícias

6 passos para marcas fazerem a diferença nas redes sociais

Confira algumas estratégias para atrair audiência e construir relações com seus seguidores


28 de maio de 2014 - 7h56

Apesar de não existir uma fórmula mágica capaz de garantir o aumento do número de seguidores nas redes sociais, existem algumas práticas a serem seguidas que podem ser de grande ajuda, como; postar conteúdo de qualidade, utilizar hashtags, compartilhar o conteúdo de outros, atingir influenciadores, manter-se ativo, entre outras. Entretanto, existem outros métodos com base em pesquisas que vão além dessas práticas comuns e podem garantir relações duradouras e até transformar fãs em consumidores.

Informers vs. Meformers
Pesquisadores da Rutgers University descobriram que apenas 20% dos internautas são informers nas redes sociais, enquanto os outros 80% são meformers. O termo “informer” refere-se aos usuários que compartilham conteúdo informativo; enquanto “meformer” corresponde àqueles que postam conteúdo pessoal, relacionados a si mesmos.

Dados coletados pela equipe de Rutgers revelaram que os informers têm duas vezes mais seguidores do que os meformers. Portanto, seu objetivo deve ser compartilhar informação nas redes sociais para que seu perfil esteja mais alinhado ao dos informers.

Seja uma autoridade
Além de criar conteúdo de qualidade, é importante ser um líder na sua indústria de atuação. Não se esqueça também de mencionar isso na descrição do seu perfil. Termos como autor, expert, fundador e oficial podem ser uma poderosa ferramenta para aumentar o seu número de seguidores.

Não exagere e mantenha seus seguidores
Parte do processo de conquistar seguidores é saber como mantê-los. Um grupo de pesquisadores coreanos observou 1,2 milhão de contas no Twitter durante 51 dias, analisando cada tuíte e interação. Após o estudo e algumas entrevistas, eles descobriram que o “unfollowing” pode ser causado pelos seguintes motivos: compartilhar coisas demais em um espaço de tempo muito curto, postar sobre tópicos desinteressantes e compartilhar detalhes mundanos da vida do usuário. Mais da metade dos unfollows foi gerado pela “explosão” de tuítes.

Dê às pessoas o que elas querem
A Nielsen conduziu um estudo para o Twitter UK em março deste ano que revelou os dez motivos principais que levam as pessoas a seguirem as marcas: 55% afirmou seguir por gostar da marca; 52% indicam ofertar e promoções como o principal motivo, e 51% diz que a razão é o desejo de estar atualizado sobre as notícias da marca.

Quanto mais você posta, mais seguidores você ganha
A empresa de social media analytics Beevolve analisou 36 milhões de perfis no Twitter e 28 bilhões de tuítes para descobrir a relação entre a frequência de postagens e o número de seguidores. O resultado foi: usuário que enviaram de 1 a mil tuítes têm, em média de 51 a 100 seguidores; já aqueles que postaram mais de 15 mil tuítes, têm em torno de 100.001 a 1 milhão de seguidores.

Algumas considerações a serem feitas com relação a esses números é que a grande quantidade de tuítes significa atividade constante; quanto mais ativo você for nas redes sociais, você se torna mais propenso a atrair mais pessoas, criar novas conexões e construir relações. O alto grau de compartilhamento também indica maior experiência na plataforma, além de representar longevidade. Afinal, quanto mais tempo você estiver utilizando a ferramenta, mais tempo e oportunidades você terá para conquistar seguidores.

Compartilhe positividade
O tom e a voz que você utiliza nas redes sociais pode fazer uma grande diferença. Uma pesquisa realizada por Dan Zarella revelou que mensagens negativas tendem a diminuir a quantidade de seguidores. Portanto, compartilhe de forma alegre e positiva, pois seus seguidores percebem qualquer sinal de tristeza, agressividade, raiva, cinismo ou morbidez.

Com informações do Buffer 

Publicidade

Compartilhe

Veja também