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A Apple está prestes a mudar tudo o que sabemos sobre TV

Veja o que o tvOS vai significar para anunciantes e desenvolvedores de conteúdo


5 de outubro de 2015 - 9h14

Por Peter Hamilton, do Advertising Age

Quando o sistema operacional tvOS se tornar disponível no final de outubro, o homem mais influente do nosso tempo vai revolucionar o entretenimento mais de quatro anos após o seu falecimento.

Assistir à apresentação da nova Apple TV imediatamente me levou de volta a um discurso de 2010 feito por Steve Jobs. Ele chamava então o projeto da Apple TV ainda de um "hobby" e nos disse a primeira coisa que as pessoas queriam dele: filmes de Hollywood e programas de TV, em qualquer lugar e a qualquer hora. "É muito simples", disse Jobs. "Eles não querem amadorismo."

Esse desejo está promovendo uma mudança radical na forma como as pessoas consomem conteúdo. Por exemplo, Netflix acaba de passar a CBS no seu valor de capitalização de mercado (market cap value). Um serviço de subscrição de streaming de conteúdo passando uma das mais antigas e mais importantes redes de televisão do mundo? Esta perturbação marca uma clara mudança em direção a conveniência e experiência do usuário e valida os achados de Jobs desde as primeiras versões da Apple TV.

Trazendo aplicativos para a TV

A nova Apple TV vem com um tvOS que permite aos desenvolvedores criar experiências personalizadas na televisão. Por que a Apple está apostando em um ecossistema app full-on? Porque os consumidores já não querem apenas filmes de Hollywood e programas de televisão. Eles querem que todo o seu conteúdo favorito, em qualquer dispositivo, a qualquer momento. Isso inclui acesso a jogos de alta qualidade, compras, streaming de música, viagens, comunicação, mídia social e muito mais.

E por que a Apple está apostando em um ecossistema full-on app? Porque os consumidores já não querem apenas filmes de Hollywood e programas de televisão. Eles querem acesso a todo o seu conteúdo favorito, em qualquer dispositivo, a qualquer momento. Isso inclui acesso a jogos de alta qualidade, compras, streaming de música, viagens, comunicação, mídia social e muito mais.

A Apple TV entrega todo esse conteúdo, dando aos desenvolvedores a liberdade de construir experiências nativas para telas grandes, mas vai um passo além, realmente conectando telefones com a televisão. Quer usar um novo joguinho que você tem armazenado no seu celular? Acesse pela sua TV. Viu algo interessante na TV que quer dar uma olhada mais tarde? Adicione o aplicativo no seu telefone. A TV torna-se assim uma extensão do seu dispositivo pessoal. A TV tem sido sempre o melhor dispositivo para capturar a atenção focada das pessoas e agora ele está combinado com toda a conectividade dos celulares.

Com o tvOS, os programadores vão levar o que aprenderam a criar nas experiências móveis e aplicar na tela grande. A Apple acaba de mudar tudo que sabemos sobre TV.

Qual é a única coisa que todos ainda usam sua assinatura de TV a cabo para assistir? Esportes.

Pois a Major League de Baseball desenvolveu um aplicativo específico para você poder assistir os jogos da liga ao vivo e está no primeiro lugar da fila para colocá-lo na Apple TV. Com esse aplicativo, os telespectadores podem clicar em uma grade de jogos de beisebol e assisti-los instantaneamente. Mas a experiência vai além de apenas assistir passivamente aos jogos já que você pode facilmente acompanhar estatísticas e informações paralelas das partidas numa experiência nativa para o seu smartphone.

Jogos de alta qualidade, como Guitar Hero Live, Disney Infinity e Crossy Road já estão disponíveis no dispositivo e você pode optar por tê-los na televisão e jogar usando seu controle remoto. Isso pode ser o começo do fim dos consoles para games que requerem controladores e cabos com os consumidores podendo escolher uma experiência de jogo muito mais conectado.

E o que isso significa para os anunciantes?

Os anunciantes vão finalmente ter a oportunidade de conectar seus conteúdos através da TV e dos dispositivos móveis de forma integrada.

Um anunciante pode concentrar sua verba na aquisição de novos públicos no celular com o objetivo de convertê-los para passar mais tempo no Apple TV. Os consumidores podem descobrir um novo show no celular, mas assistir a série completa na TV. O inverso também é possível. Na verdade, já vimos os maiores desenvolvedores de jogos móveis do mundo anunciar no Super Bowl.

Significa também que os anunciantes poderão distribuir suas campanhas publicitárias feitas para a TV diretamente no celular de seus públicos.

A resposta interativa do consumidor através do celular permitirá agora que os profissionais de marketing mais preocupados com o sentimento de invasibilidade que suas campanhas possam ter junto a audiência ofereçam a elas as ferramentas para melhor ajustar suas campanhas, evitando que consumidores que não querem ver naquele momento seus produtos sejam atingidos por eles.

Convergência de marca e performance

A publicidade na TV não mudou muito desde que nasceu. Funciona para brand awareness. Mas não como um canal de resposta direta. Agora uma coisa pode estar casada com outra. Branding e performance. Agora a publicidade em tempo real na TV vai ajudar os consumidores a se envolver com o conteúdo que eles efetivamente gostam e darem um opt-out nas coisas que não querem ver.
Além disso, na última linha, haverá agora a inusitada possibilidade de mensuração. Mensuração de TV transparente e em tempo real como nunca.

A grande questão que ainda não foi respondida: será que a Apple vai apoiar todo esse ecossistema de publicidade?

No meu entender, a resposta é sim. Com o lançamento do tvOS a Apple criou um identificador de publicidade semelhante ao iOS IDFA que os anunciantes já conhecem e confiam. Importante aqui é ressaltar que tenho os consumidores a opção de opt-out fica aberta a possibilidade de os anunciantes monetizarem seus apps como desejarem e de forma eficaz através da Apple TV. É ainda possível a Apple já esteja pensando em otimizar ainda mais toda essa experiência cross-divices e deverá apoiar cada vez mais a interconexão entre os apps e a TV.

Assim, vamos nos preparar para os próximos passos da tvOS da Apple. Ela vai mudar a capacidade de atingir e angajar o mundo.

Os profissionais de marketing têm um trabalho importante a fazer. Proporcionar uma experiência ainda melhor a seus consumidores. Tornar seus esforços de comercialização de produtos cada vez mais pertinentes de fato aos interesses dos públicos-alvo, com uma comunicação pertinente, adequada, agradável, interativa e imersiva.

Steve Jobs acertou em cheio em 2010 quando disse que os consumidores não têm tempo para amadorismo.
 

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