Assinar

Após acordo, teles dizem que apoiarão Marco Civil da Internet

Buscar
Meio e Mensagem – Marketing, Mídia e Comunicação

Após acordo, teles dizem que apoiarão Marco Civil da Internet

Buscar
Publicidade

Notícias

Após acordo, teles dizem que apoiarão Marco Civil da Internet

Empresas mudaram de ideia após relator se comprometer a garantir que texto não afetará ofertas das operadoras


9 de dezembro de 2013 - 8h13

O Marco Civil da Internet ganhou ontem o apoio que faltava para sua aprovação na Câmara. Durante reunião do Conselho Consultivo da Anatel, o diretor-executivo do Sinditelebrasil, Eduardo Levy, afirmou que o “setor de telecomunicações” chegou a um acordo com o relator do projeto de lei nº 2126/11, Alessandro Molon (PT-RJ) sobre o princípio de neutralidade de rede, pacificando sua oposição ao texto.“O texto já chegou à Casa Civil e, agora, o setor de telecomunicações é favorável à votação”, disse Levy.

O projeto tramita em regime de urgência a pedido da presidente Dilma Rousseff desde o fim de outubro e, após ser adiado diversas vezes, tinha sua votação esperada só para 2014. Com a conquista do apoio do setor, que representa a maior forte oposição ao projeto, há chances de o PL ser votado ainda em 2013.

A maior reivindicação das teles era quanto a exigência expressa no novo texto apresentado no início de novembro pelo relator, de tratamento isonômico de dados pelas operadoras. Segundo Levy, a medida atrapalharia os negócios das empresas, barrando a oferta de pacotes de dados e velocidades variados.

Apesar de o relator negar que o atual texto levante tais barreiras, com o acordo a redação será alterada e passará a manifestar explicitamente que o Marco Civil não trata de modelos de negócios – afirmação que já havia sido feita durante entrevista coletiva, em novembro. 

Com informações de agências e do Estadão

Publicidade

Compartilhe

Veja também