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Apps de saúde: Apple e Samsung abrem caminhos para marcas

As duas empresas têm investido muito no segmento, que deve atrair atenção e investimento dos anunciantes


6 de junho de 2014 - 5h05

POR MARK BERGEN
Do Advertising Age

A saúde está na moda. Milhões de consumidores utilizam aplicativos móveis e dispositivos que monitoram e quantificam suas atividades físicas e dietas.

As marcas estão ansiosas para participar da tendência, e agora, graças à Apple, as portas estão abertas.

Com as novas atualizações no iOS 8, a empresa de Cupertino encabeça a onda dos serviços e apps de saúde.

Na quarta-feira 4, a empresa provou um pouco de seu potencial no segmento com o filme Strength, que apresenta uma série de produtos já disponíveis no iPhone. Parece que a marca está preparada para mais.
 

Os donos de iPhone que atualizarem o software poderão experimentar o novo app, Health, que informa peso, pressão sanguínea, entre outras informações. Outra novidade é o Health Kit, pltaforma que promete viabilizar a comunicação entre apps e concentrar dados de saúde em um só local.

Uma batalha com a Samsung
O HealthKit chega uma semana após o lançamento de um produto bastante similar da Samsung. Embora as duas empresas tenham grande potencial, a Apple é dona de um padrão uniforme, enquanto a fabricante coreana depende do sistema Android, que é fragmentado e diverso.

“A Apple tem capacidade para realizar um grande lançamento e disseminar isso entre muito mais gente”, compara David Berkowitz, CMO do MRY, do Publicis Groupe.

Ao criar um hub central para dados pessoais, a Apple pode lançar anunciantes para um mercado maior. O banco Piper Jaffray estima que a tecnologia wearable atingirá US$ 18 bilhões até 2016.

 

Em 2013, as vendas de produtos de fitness digitais atingiu US$ 330 milhões, de acordo com o NPD Group.

Depois da moda, que foi o primeiro segmento do mercado a testar a tecnologia wearable, as áreas de saúde e fitness têm tudo para serem as próximas. Sabe-se que a Apple tem trabalhando com a Nike e a Mayo Clinic, porém a empresa ainda não revelou detalhes sobre essas parcerias.

Boa notícia para apps de marcas
Não é difícil imaginar marcas como Gatorade poderiam utilizar o HealthKit. Com a ajuda de beacons, uma série de serviços poderiam ser oferecidos nas lojas físicas. Após uma corrida extensa, a empresa poderia enviar parabéns junto com um desconto ao usuário.

Enquanto a Apple ainda não tenha apresentado soluções para marcas, está trabalhando para conquistar a atenção dos consumidores.

Tim Dunn, diretor de estratégia da Isobar nos EUA, aposta que o compartilhamento de dados pessoais desse nível será fundamental para dar confiança às marcas e agências. “Essa confiança provavelmente se estenderá para nossos serviços favoritos em seguros, finanças, lazer e entretenimento. 

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