Notícias
As melhores práticas de publicação de conteúdo de marca no Twitter
Nova ferramenta do microblog promete amplificar o conteúdo das marcas e dos canais de TV
As melhores práticas de publicação de conteúdo de marca no Twitter
BuscarAs melhores práticas de publicação de conteúdo de marca no Twitter
BuscarNova ferramenta do microblog promete amplificar o conteúdo das marcas e dos canais de TV
21 de julho de 2014 - 8h00
POR JEANINE POGGI
Do Advertising Age
Pense no Twitter com esteróides.
O Amplify, serviço da rede social que acaba de sair da fase de testes, permite que marcas e empresas de mídia estendam o engajamento com a criação de co-branded content que o Twitter pode repassar não só aos seguidores, mas também para outros usuários que possam se interessar pelo conteúdo.
Até agora, o novo serviço tem sido usado como uma maneira de engajar os usuários do microblog durante eventos grandes, como premiações ou torneios esportivos, sendo que a maior parte do conteúdo é composta por videoclipes que incluem prévias de anúncios dos patrocinadores. Mas a empresa está auemntando suas ofertas para além do vídeo e quer transformar o Amplify em algo relevante para conteúdo em série.
Então qual é o melhor jeito para anunciantes e provedores de conteúdo utilizarem o Amplify? Aqui vão sete dicas de grandes anunciantes e programadores de televisão.
1) Relevância: parece óbvio, mas as marcas não devem sabotar a conversa com um monte de vídeos e imagens. Chad Stubbs, diretor sênior de mídia da Pepsi, afirma que os anunciantes precisam ser autênticos.
Isso significa que a marca não deve firmar parceria com uma evento ou conteúdo só porque está na moda, nos “trending topics”. “As marcas precisam pensar como curadoras e editoras, não apenas como anunciantes”, diz Ron Amram, diretor sênior de marketing da Heineken. No caso da marca de bebidas, futebol e tênis são boas opções, mas esportes automobilísticos nem tanto, segundo o executivo.
Então a Heineken amplificou conteúdo em torno do US Open 2013. A campanha gerou 12 milhões de impressões e 200 mil engajamentos em 124 tuítes. A cerveja irá veicular outra campanha para o evento neste ano, com a ajuda do Amplify.
Na opinião de Jeff Lucas, diretor de vendas, música e entretenimento da Viacom, a parceria com o Amplify não deve ser para gerar buzz ou parecer inovador. Deve ser com o intuito de oferecer acesso a conteúdo relevante que não poderia ser ocnsumido em outro lugar.
2) Tenha um plano, mas seja fexível: as redes de TV e as marcas não devem se aproximar do Twitter com um plano para um número específico de posts por dia, por evento. “Se não é interessante e não vai fazer com que as pessoas parem de rolar a tela, então não vale a pena postar”, diz Amram.
Ainda assim, há algumas diretrizes quando se fala em número de posts. Para Marc DeBevoise, vice-presidente da CBS, postar de duas a quatro vezes durante o programa funciona bem e não é excessivo se for destinado para a audiência certa.
3) Pense além do momento: depois de tenativas e erros, a CBS alterou a forma como se aproxima das campanhas da Amplify. Inicialmente, a companhia postava conteúdo antes e durante a exibição do programa. Mas DeBevoise explica que aprendeu a pensar além do momento.
“Precebemos que a ferramenta é poderosa eexiste uma grande oportunidade nos dias que antecedem o evento, durante a transmiossão e depois dela. As marcas podem atingir sua audiência várias vezes”, diz.
4) Seja criativo: O scroll infinito do Twitter dificulta a captura da atenção dos usuários, então é difícil selecionar uma imagem e headline que fará com que eles parem e se engajem, afirma Amram.
A ESPN tem testado uma maneira de parar o scroll. Em vez de mandar apenas um vídeo para todo mundo, experimentou a criação de várias execuções segmentadas para usuários específicos, conta Eric Johnson, vice-presidente global de vendas multimídia.
5) Não replique o conteúdo, acrescente: Descobrir que tipos de post serão mais relevantes e engajadores é difícil. Vishal Shah, vice-presidente de estratégia de mídia da NFL, diz que programar o Twitter é mais do que cortar e colar conteúdo que aparece em outras plataformas. Ele aconselha criar conteúdo específico para o Twitter que ofereça acesso adicional aos usuários, como conteúdo de bastidores, em vez de replicar o que apareceu na TV.
Trabalhe para manter a audiência: Usar o Twitter Amplify com esportes ou eventos ao vivo como premiações é uma situação. Mas aplicar a plataforma para dramas e comédias é algo que exige uma abordagem diferente.
A Viacom é um dos grupos que quer expandir o serviço com programações seriais neste ano com o “Teen Wolf”. A MTV está usando menos momentos virais e procurando comunicar mensagens mais sólidas com a base de fãs do programa durante um certo período de tempo.
Uma forma de engajar os usuários do Twitter com programação constante seria o envio de breves recapitulações dos episódios na manhã antes da exibição do novo capítulo, sugere Jesse Redniss, diretora de estratégia da Mass Relevance, empresa que cria experiências sociais para anunciantes e empresas de mídia.
7) Deixe estar: Twitter e tempo real são sinônimos. “Não é um arquivo”, disse Amram. Se você perder a janela para ser uma parte da conversa, é melhor seguir em frente.
Veja também
Como a mídia programática pode inovar a publicidade no rádio
Especialistas analisam a possibilidade de comprar espaços publicitários de forma automatizada no rádio tradicional e quais são as vantagens disso
Como a tecnologia pode impactar pequenos negócios
Por meio de aplicativos para celular, startups oferecem soluções para unir indústria, mercado varejista e consumidores