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Brasil Post busca blogueiros e anunciantes para ‘native ads’

Dirigido por Ricardo Anderáos (foto), Brasil Post estreia em dezembro sob gestão da Abril Mídia


14 de outubro de 2013 - 7h47

Por JOSÉ SAAD NETO
jsaad@grupomm.com.br

Assim como o Huffington Post, a versão brasileira Brasil Post vai apostar em formatos de publicidade nativa para rentabilizar sua operação. O portal, que estreia dia 3 de dezembro, procura por “marcas madrinhas” para as três cotas de patrocínio disponíveis neste momento. Segundo Ricardo Anderáos, diretor de redação, já existem conversas com empresas e agências que entendem o modelo de negócios do Brasil Post e acreditam nesse tipo de publicidade. “Agora é a hora de apostar. Há empresas inovadoras que estão dispostas a investir. É um laboratório para um formato que pode crescer muito”, explica.

Jornalista experiente, Anderáos já passou por grandes grupos de mídia e foi o primeiro webmaster do UOL. Desde abril de 2012, era diretor de mídias sociais da Abril. Foi escalado para o desafio por conta da aproximação que já tinha com Arianna Huffington, fundadora da plataforma que hoje está em nove países, além dos Estados Unidos.

Confira, abaixo, os principais trechos da entrevista concedida pelo jornalista à ProXXIma:

Estratégia Comercial
“Publicidade nativa vai ser a base de toda nossa estratégia de negócios. Teremos formatos de mídia display e de reach media padrões e também estamos criando novos. Mas a base e o pilar são os formatos nativos. Teremos uma estrutura interna para produzir conteúdo para as marcas interessadas, nos mesmos moldes do que ocorre com o Huff Partner Studio, dos Estados Unidos. Trata-se de um hub interno para produção de conteúdo para os patrocinadores do portal. Só eles vão ter acesso aos formatos nativos. Para esses três anunciantes, o mais interessante é contar com uma plataforma franqueada só para eles. Não é simplesmente um publicador. Por meio dela, eles poderão ter acesso às funcionalidades de análises de audiência e também às ferramentas de mídia social. Com isso, será possível acompanhar a performance da publicidade em tempo real. É um grande aprendizado.”

Foco Editorial
“Teremos, no Brasil, a mesma plataforma do Huffington Post, seguindo a mesma arquitetura da informação. Ainda estou trabalhando nas editorias para o lançamento, mas já definimos que seguiremos os pilares da versão norte-americana: News & Business, com as clássicas hard news; Entretenimento, com matérias sobre cultura, arte, diversão e roteiros; Lifestyle, com abordagens acerca de qualidade de vida, moda, estilo; e Tecnologia e Inovação, com textos que abordam não só cultura digital como também sustentabilidade e meio ambiente."

Rede de blogueiros
“Assim como ocorre nos Estados Unidos, teremos uma rede de blogueiros colaboradores que são a essência da produção de conteúdo da plataforma. Faz parte da nossa personalidade editorial essa pegada aberta com múltiplas posições e diversas fronteiras. Aqui no Brasil, ainda falta um entendimento por parte dos blogueiros sobre como isso funciona. Tenho conversado com vários deles e deveremos estrear com 14 blogs em nossa rede.”

Equipe
"Nosso time inicial vai ter dez pessoas na equipe editorial, além de um profissional na área comercial. O perfil é o que se espera do jornalista para trabalhar numa plataforma como essa. Precisa fazer a leitura das métricas, saber integrar o conteúdo com redes sociais, como e quando publicar, as diferenças de linguagem para cada uma das redes. Enfim, é um perfil multidisciplinar. O Thiago Araújo, que já era da minha equipe na Abril, vem comigo para o Brasil Post, além da Amanda Previdelli, que estava na Exame.com."

Relação com Arianna Huffington
"A Arianna acompanha muito de perto, mas essa é uma operação da Abril. Nos inspiramos no modelo e na cultura do Huffington Post e isso será preservado. É nossa essência. Mas hierarquicamente, respondo ao Manoel Lemos (diretor de mídias digitais da Abril Mídia)."

 

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