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Cannes: Facebook é plataforma global para experiências individuais
CCO da rede social, Sheryl Sandberg defende efetividade das campanhas ?one-to-one?
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ProXXIma
18 de junho de 2014 - 7h45
POR JOSÉ SAAD NETO, de Cannes
Foto: Eduardo Lopes
Se Mark Zuckerberg é reconhecido por ouvir muito e falar pouco, seu braço direito na operação do Facebook, Sheryl Sandberg, está entre as mais articuladas oradoras do Vale do Silício. Chief operation officer da rede social, ela se mostrou extremamente à vontade no Festival Internacional de Criatividade de Cannes, na tarde desta quarta-feira, 18, ao falar sobre mobile e personalização.
Além de sinalizar focos de atenção da plataforma para os próximos anos, a executiva defendeu com vigor o que chamou de nova era para marcas e agências, marcada pelas ações “one-to-one” e customizadas. “É interessante observar que anunciantes têm a oportunidade de conversar com seus consumidores de forma individual, talvez como nunca tiveram, e ao mesmo tempo atingir pessoas de todo o mundo”, analisou.
O discurso adotado por Sheryl foi uma clara referência à escala cada vez mais global do Facebook, potencializada por 1,3 bilhão de usuários que acessam a rede via desktop e mobile. Ao mesmo tempo, o comportamento das pessoas, que têm o poder de controlar o que querem ver, cria novos desafios para agências e anunciantes. É como se o conceito de “on-demand” invadisse a rede social e criasse micro-redes dentro daquele ambiente. “E isso é fantástico”, reforçou Sheryl, “pois permite que a comunicação seja muito mais assertiva”.
Na visão da executiva, a explosão dos dispositivos móveis em todo o mundo permite que campanhas personalizadas sejam também mais efetivas. “Aquela tela é um espaço quase privativo”, justificou. Nessa linha, Sheryl também reafirmou o que Mark Zuckerberg já havia dito em diversas oportunidades: não haverá publicidade no aplicativo WhatsApp, comprado pela empresa em 2013, e nem no Facebook Messenger. No entanto, ela ressaltou que ambas plataformas são espaços para marcas explorarem de forma criativa, podendo ser inseridas em planejamentos de comunicação.
Por fim, a um auditório lotado de líderes criativos de todo o mundo, Sheryl afirmou uma máxima constantemente repetida por Zuckerberg em entrevistas: as pessoas amam compartilhar momentos e experiências. E para que isso seja possível, basta dar tecnologia a elas.
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