Assinar

Cannes Lions começa com 250 sessões e 500 palestrantes

Buscar
Meio e Mensagem – Marketing, Mídia e Comunicação

Cannes Lions começa com 250 sessões e 500 palestrantes

Buscar
Publicidade

Notícias

Cannes Lions começa com 250 sessões e 500 palestrantes

Tecnologia e storytelling estão entre os temas mais presentes na programação deste ano


14 de junho de 2014 - 6h48

POR JOSÉ SAAD NETO  FELIPE TURLÃO, de Cannes
Foto: Eduardo Lopes

Enquanto a bola rola no Brasil, começa neste domingo, 15, o Festival Internacional de Criatividade de Cannes. Até o próximo sábado, 21, terão acontecido 250 sessões de conteúdo com a presença de cerca de 500 profissionais. Entre as atrações, começa a ganhar espaço ano após ano os painéis e fontes do mundo da tecnologia criativa ou da mídia. Das apresentações com IBM, Intel e MIT às festas promovidas pelas empresas de mídia programática MediaMath e Rubicon Project, Cannes Lions abre sua programação para personagens que estão dando uma nova cara à publicidade mundial.

Não há dúvidas de que os seminários envolvendo celebridades serão os mais concorridos. A super modelo brasileira Gisele Bündche não virá. Mas no sábado 21, o músico irlandês Bono, vocalista da banda U2, participa de um debate com Jonathan Ive, vice-presidente sênior de design da Apple, com moderação de Shane Smith, CEO e fundador da Vice Media. À noite, durante a cerimônia final de premiação, Bono será homenageado pelo Festival com o troféu Lion Heart, concedido pela primeira vez com o objetivo de reconhecer o trabalho de profissionais ou organizações que, por meio do uso inovador do poder das marcas, impacte a vida das pessoas ao redor do mundo.

Bono será homenageado pelos resultados conquistados pela entidade que fundou, a Red, junto com Bobby Shriver, em 2006. A organização alia corporações, organismos e governos na luta contra a Aids na África, e já amealhou mais de US$ 250 milhões para a causa — em fevereiro, o lançamento de um single do U2, Invisible, rendeu, em 24 horas, US$ 3 milhões à causa. Entre as empresas que atuam com a Red estão Apple, Starbucks, Coca-Cola, Bank of America, Claro e a Live Nation, gigante do setor de entretenimento.

Cannes terá ainda dois vencedores da edição 2014 do Oscar. Na segunda-feira, 15h45, Spike Jonze, premiado como Melhor Diretor pelo filme “Ela”, é o convidado da SapientNitro para falar sobre a construção de mundos com tecnologia e storytelling. No dia seguinte, às 11h, Jared Leto, Melhor Ator Coadjuvante por sua interpretação em Clube de Compras Dallas, discute o pensamento criativo e a técnica em música, bem como o papel da tecnologia na distribuição de ideias, atendendo convite da Clear Channel.

O mundo das artes e entretenimento estará representado ainda pela atriz Sarah Jessica Parker, o ator Ralph Fiennes, o diretor Joe Pitka e a cantora Courtney Love.

Publicidade… afinal, estamos no Cannes Lions
A publicidade também tem suas estrelas e a sexta-feira, concentrará apresentações de pelo menos quatro delas: Martin Sorrell, CEO do WPP; Maurice Lévy, CEO do Publicis; John Hegarty, fundador da BBH; e David Droga, sócio e fundador da Droga5. Estes dois últimos estarão juntos em um debate sobre tendências de comunicação. Já os dois primeiros, que tiveram a concorrência apimentada pelo fracasso da fusão entre Omnicom e Publicis, ficarão bem separados. Na verdade, por uma apresentação do CMO global da P&G Marc Pritchard, cliente dos dois. Sorrell conduzirá o seu tradicional talk-show Cannes Debate, às 12h, reunindo dois pesos pesados: Philippe Dauman, CEO da Viacom, e Dick Costolo, CEO do Twitter. Lévy optou por uma apresentação sobre o sempre promissor mercado chinês, às 14h15.

Mas a programação para além das grandes estrelas também tem suas surpresas. Uma boa dica para pinçar as melhores apresentações é separá-las por temas favoritos e o site do festival é um aliado para isso, na seção “Attend”. Um filtro possibilita a escolha entre assuntos como storytelling, tecnologia, música, dados, criatividade, mídias sociais e pensamento de marca.

Vale lembrar que o Festival será dividido em seminários, master classes, workshops e a programação The Forum, que inclui os temas talento criativo, criatividade em um mundo multitelas, dados e estratégia, encontro de arte e publicidade, dia da agência independente e dia da música. Cannes oferece ainda dois eventos especiais: o Innovation Day, com apresentações de empresas de tecnologia, agências digitais e publicações especializadas em inovação; e o Brazil Day. 

A cobertura do Cannes Lions 2014 conta com patrocínio de: 

Publicidade

Compartilhe

Veja também