Assinar

CES 2014: objetos vestíveis ampliam mercado de mobile

Buscar
Meio e Mensagem – Marketing, Mídia e Comunicação

CES 2014: objetos vestíveis ampliam mercado de mobile

Buscar
Publicidade

Notícias

CES 2014: objetos vestíveis ampliam mercado de mobile

Intel e Sony mostram protótipos que sinalizam fôlego e oportunidades na área de wearable computing


8 de janeiro de 2014 - 6h43

POR MARIANA BARRETO
De Las Vegas

Os chamados objetos vestíveis conectados à internet têm chamado a atenção nesta edição da CES, em Las Vegas. Com isso, os lançamentos ampliam o próprio conceito de mobile, muito associados a celulares e tablets. Durante coletiva de imprensa da Intel, a fabricante de processadores mostrou que vai mudar os rumos de seu negócio nos próximos anos, e apresentou o protótipo de um relógio inteligente autônomo, que pode funcionar sem o auxílio de um tablet ou smartphone.

A Intel também anunciou parcerias com companhias de moda como a Barney’s para vender aparelhos vestíveis e exibiu também o “Jarvis”, um headset inteligente capaz de escutar tudo que seu usuário diz, e, com a ajuda de um dispositivo Android, conectá-lo a listas de contatos, restaurantes e executar outras tarefas que o Google Now e o Siri já fazem.

Em comum, todos os gadgets mostrados pela Intel se baseiam no “Edison”, um microcomputador do tamanho de um cartão SD com conectividade Bluetooth e Wi-Fi baseado em Linux, e que deve servir como base para inovações no ramo dos vestíveis.

A Sony, por sua vez, apresentou o Core, um protótipo que deve ser, nas palavras da própria empresa, “o coração de seus aparelhos vestíveis e de fitness”, unido a funções como tirar fotos e guardar “pedaços da vida do usuário”. Ainda não há previsões de sua chegada ao mercado, mas a companhia japonesa pretende utilizá-lo em pulseiras e outros tipos de vestíveis – há quem cogite até que o Core possa ser incorporado à linha de smartphones Xperia.

A companhia japonesa, entretanto, não teve grandes novidades apenas na área de vestíveis. Durante a coletiva de imprensa, a Sony anunciou ter vendido 4,2 milhões de unidades do PlayStation 4 desde o lançamento em novembro, e revelou ao mundo uma novidade que pode mudar o mundo dos games como o conhecemos hoje: o PlayStation Now, um serviço de streaming de games cuja versão beta será disponibilizada no fim do mês nos EUA.

Além disso, a empresa revelou oficialmente uma versão menor do Xperia Z1, o Xperia Z1 Compact, chamado até o momento de Xperia Z1S (e que lembra vagamente o iPhone 5C), e divulgou que começará um serviço de streaming para TVs com programas ao vivo e video-on-demand, sem dar mais detalhes.
 

Publicidade

Compartilhe

Veja também