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Cinco resoluções de marketing para 2016

Este ano continuará sendo o ano do ?fazer mais com menos?


8 de janeiro de 2016 - 4h04

(*) Por Suelen Giacomele

 

Todo início de ano costuma trazer a sensação de fazer diferente, de fazer melhor. Fazer mais exercícios, comer mais frutas e verduras e se estressar menos estão entre as resoluções de vida mais comuns para a nova etapa. Seja para negócios ou aperfeiçoamento pessoal, estabelecer metas e resoluções é um passo crucial para melhorar qualquer coisa.

Em relação a negócios, mais especificamente na área de marketing, é importante observar que 2016 continuará sendo o ano do ‘fazer mais com menos’, dada a situação econômica em que estamos inseridos.

Organizamos sete resoluções que podem lhe ajudar a nortear suas ações de marketing neste ano que começa.

 

1. Aprimore seu programa de fidelidade

O programa de fidelidade e pontos da sua marca pode ser aprimorado valendo-se de ações externas, que independam exclusivamente de compras e do próprio website da empresa. Compartilhamentos em mídias sociais e recomendações a amigos são ações baratas, fáceis e ótimas soluções. O importante é manter o cliente engajado.

 

2. Faça mais com menos

Devemos levar nossos esforços de marketing aonde as pessoas estão e investir em soluções mais baratas e efetivas, fazer mais por menos. Tecnologia é a resposta. E-mail é a ferramenta de comunicação e vendas mais barata e a atividade número 1 das pessoas na internet – mesmo se comparado às buscas do Google. Uma pessoa comum, durante o expediente de trabalho, chega a checar seus e-mails 30 vezes em uma hora, de acordo com a B2B Marketing Insider. Encontre a plataforma ideal para transformar dados em informação e fazer cruzamentos entre aqueles que dizem respeito ao comportamento do consumidor – de navegação, de compra, histórico e outros –, tornando a comunicação por e-mail individualizada e, portanto, relevante. Tudo de modo automático. Para ter uma ideia, há a possibilidade de desenhar módulos dinâmicos de comunicação e ofertas que reduzem o tempo de criação de uma peça de e-mail de dois a três dias para, apenas, 40 minutos. Isso é fazer mais por menos.

 

3. Individualize suas campanhas de e-mail marketing

Os clientes estão cansados de tantos e-mails em massa, os chamados e-mails blast. Eles sabem que as empresas por trás deles apenas tentando vender a qualquer custo. Uma recente pesquisa da empresa de marketing digital Autopilot constatou que três em cada quatro americanos estão frustrados com tantos e-mails marketing genéricos. Por outro lado, metade considera o aspecto mais importante de qualquer material de comunicação é ser personalizado para as suas necessidades. E mais da metade diz que são muito mais propensos a abrir um e-mail promocional se eles sentem uma "relação pessoal" para a marca.

As empresas têm acesso a mais dados sobre seus clientes e públicos-alvo do que nunca. É preciso usar essas informações para personalizar os envios com as necessidades específicas de clientes individuais. É o chamado data driven marketing, ou marketing orientado a dados.

4. Tenha aliados do marketing

Para entregar uma comunicação atraente para os clientes, os profissionais de marketing precisam encontrar meios de cortar caminhos através de uma organização eficaz. Isso não é fácil e nem sempre bem-vindo, mas parece que a maioria concorda nesse ponto.
Melhorar a oferta do produto é a maneira número um para os profissionais de marketing sentirem aumentar o engajamento da marca com o cliente. Isso requer canalizar os silos internos que tornam um produto mais forte. Domínios de ideias, engenharias e operações devem ser capazes de trabalhar ao lado do marketing para irem além das expectativas dos clientes. Criar intimidade de marca é raro, um desafio que requer maiores graus de maior colaboração interna entre as áreas.

 

5. Seja humano, literalmente

Faça a sua marca essencial, esforçando-se em direção à personalização, relevância e antecipação. Uma pesquisa realizada pela MBLM – empresa especializada em intimidade de marca – com 150 profissionais de marketing em todo o mundo, constatou que a maioria pensa que serviço ao cliente é onde podem mais efetivamente construir intimidade. Portanto, automatize as campanhas, mas humanize o atendimento o máximo possível.

 

Quais são suas resoluções de marketing para 2016?

 

(*) Suelen Giacomele é content marketing da Pmweb
 

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