Notícias
Como buscar vagas de trabalho nas redes sociais
Facebook, Twitter, Pinterest, Tumblr e claro, o LinkedIn, são ótimas plataformas para encontrar emprego; saiba como extrair o melhor de cada uma
Como buscar vagas de trabalho nas redes sociais
BuscarComo buscar vagas de trabalho nas redes sociais
BuscarFacebook, Twitter, Pinterest, Tumblr e claro, o LinkedIn, são ótimas plataformas para encontrar emprego; saiba como extrair o melhor de cada uma
24 de março de 2014 - 3h58
As redes sociais são ótimas para nos distrair, interagir com amigos e compartilhar conteúdo interessante. Mas já pensou em utilizá-las para encontrar aquela vaga de emprego que você tanto tem procurado? Não?
Então veja dicas de como localizar oportunidades de emprego em cinco grandes redes sociais.
1. Twitter
Em 140 caracteres ou menos, o microblog pode te ajudar a achar a vaga dos sonhos:
Buscas: utilize a barra de busca para procurar termos que se encaixem na vaga que você deseja. Para melhores resultados, digite palavras como “jobs”, “vaga”, “contratação” e “trabalho” e outras que indiquem a localização, como “SP”, “Rio de Janeiro”.
Hashtags: Digitar coisas como #vagas e #contrata resultará em uma série de tweets de empresas que estão à procura de novos profissionais.
Poste com frequência: claro que depende da sua área, mas tuítar pode ser uma ótima maneira de fazer networking com pessoas que seguem profissões similares à sua. Siga empresas e pessoas que te interessam e não tenha medo de mandar um tweet endereçado a elas.
Dê um follow: há dezenas de contas no Twitter que são dedicadas a postar vagas de emprego.
2. Facebook
A rede social de Mark Zuckerberg é, sem dúvida, uma fonte indispensável. Aqui vão quatro dicas:
Curta páginas: a maioria das companhias valorizam a presença nas redes sociais. Ao curtí-las, você obtém atualizações, inclusive sobre possíveis vagas.
Privado/Público: dê uma conferida em suas configurações de privacidade para ter certeza de como os outros veem sua timeline. Uma boa opção é deixar os campos de trabalho e educação no modo público.
Mantenha-se atualizado: informações sobre sua formação e cargos ocupados deve estar em dia.
Adicione “habilidades profissionais”: essa funcionalidade foi lançada recentemente pelo Facebook e pode otimizar seu apelo profissional.
3. LinkedIn
A plataforma não poderia ficar de fora desta lista, já que é uma rede social profissional por natureza.
Conecte-se: a pessoas cujas carreiras te interessam. Para se inspirar, veja histórias de membros no blog do LinkedIn, onde usuários compartilham histórias de sucesso que começaram com networking no site.
Seção de empregos: além de conselhos e contatos, o LinkedIn tem uma área para divulgação de oportunidades de emprego.
Recomendações: tente reunir o máximo de recomendações de seus colegas. Isso ajudará a te garantir mais visibilidade.
Compartilhe mais: compartilhar artigos e conteúdo com sua rede de contatos aumenta suas chances de ser contatado por um recrutador. Quando você compartilha conteúdo, demonstra conhecimento pela indústria.
Liste tudo: seu perfil será muito mais visualizado se estiver detalhado. Além disso, um perfil robusto faz com que você pareça ser mais experiente e apto para a vaga.
4. Tumblr
Sim, a rede social do Yahoo também pode te ajudar em sua busca pelo emprego ideal.
Procure por tags: Na barra de buscas, procure pelos termos “contrata-se” e “empregos”. É mais difícil separar o joio do trigo, mas você ainda poderá encontrar empresas legais que divulgam vagas via Tumblr.
Comece a postar: especialmente se você for criativo. Uma conta na plataforma que esteja repleta de conteúdo original sobre seus interesses aumenta seu apelo para os empregadores.
5. Pinterest
Além de encontrar receitas deliciosas e inspirações para casamento, o Pinterest pode ser útil para localizar vagas profissionais.
Coloque pins no seu currículo: cansou do velho currículo em papel? Utilize o board para inserir fotos e links relacionados a sua experiência.
Sigas estas páginas: Para encontrar dicas de trabalho e oportunidades, sigas esses sete boards na rede social.
Com informações do Mashable
Veja também
Como a mídia programática pode inovar a publicidade no rádio
Especialistas analisam a possibilidade de comprar espaços publicitários de forma automatizada no rádio tradicional e quais são as vantagens disso
Como a tecnologia pode impactar pequenos negócios
Por meio de aplicativos para celular, startups oferecem soluções para unir indústria, mercado varejista e consumidores