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Como minimizar a perda de usuários em suas campanhas de email marketing?
Oferecer o descadastro de forma clara e fácil é tão importante quanto manter o usuário cadastrado
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11 de novembro de 2015 - 1h04
Por FERNANDO RUBINO PEREIRA (*)
Todos nós sabemos o quanto um cliente é importante para uma marca. Principalmente quando enviamos campanhas de e-mail marketing. Mas, talvez, mais importante que um cliente se cadastrando para receber as campanhas, é oferecer a ele a possibilidade de descadastro de recebimento dos emails. E como fazer isso da melhor forma?
O link de descadastro, apesar de não ser obrigatório, é extremamente recomendado em seu HTML. A grande maioria das marcas torna difícil para o usuário encontrar esse link, posicionando-o no rodapé da mensagem, com uma fonte pequena e cor cinza clara com fundo branco, prejudicando a leitura. Isto não é uma boa prática, pois força seu usuário a procurar o link, descendo até o final da mensagem para encontrar a opção de descadastrar. Veja neste exemplo (fonte pequena, na cor cinza, que prejudica a leitura):
Muitas vezes, ao deixar o usuário confuso e irritado procurando o link de descadastro, pode resultar em clicar diretamente no botão spam ou de descadastro do próprio provedor de e-mail (Hotmail, Gmail, Yahoo), fazendo com que sua reputação de enviador piore e todas as futuras mensagens enviadas a esse usuário serão enviadas para a caixa de spam.
O recomendável é deixar a informação de descadastramento bem clara ao destinatário, de prefência no topo do email, com uma fonte legível a todos. Adapte também o texto de acordo com o seu público alvo. Já vi muitas campanhas nas quais o link de descadastramento está escrito em inglês.
Alguns provedores de e-mail também recomendam ter como forma de descadastro o mail to, ou seja, o usuário responde a campanha solicitando o seu descadastro e, para isso, você deverá gerir manualmente esse controle e respeitar a vontade do usuário. Agora, se você utiliza e-mails “nao_responder@” ou “no_reply@”, como pretende se comunicar com seu assinante? Lembre-se que o canal deve estar aberto a perguntas, dúvidas e reclamações.
Mas, e se ele clicar, como faço para minimizar a perda?
Ofereça um soft-opt-out, ou seja, preferências de recebimento das campanhas ao seu usuário, tal como frequência semanal ideal, dias específicos de recebimento, temas e assuntos relevantes, e até horário preferido. Assim você reduz a possibilidade de insatisfação e mantém seu lead, fidelizando ainda mais ao segmentar de acordo com seu gosto.
Caso não consiga incorporar um centro de preferências, pergunte ao usuário que está se descadastrando o motivo de seu opt-out e estude as respostas, tentando identificar o perfil de usuário com sua frequência de envio. Adapte de acordo com o que foi aprendido e teste, sempre!
(*) Fernando Rubino Pereira é technical account manager da Return Path
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