Notícias
comScore: o avanço do varejo online no Brasil
Estudo mostra de que forma o e-commerce brasileiro avança anabolizado pelo maior acesso à internet
comScore: o avanço do varejo online no Brasil
BuscarcomScore: o avanço do varejo online no Brasil
BuscarEstudo mostra de que forma o e-commerce brasileiro avança anabolizado pelo maior acesso à internet
18 de março de 2014 - 9h16
POR ALEX BANKS
Vice-presidente da comScore para a América Latina
Mais um ano se fechou com grande crescimento digital no Brasil. Cada ano passa e vemos mais brasileiros online, visitando mais categorias, consumindo mais conteúdo, e tudo isso via diferentes aparelhos (tablets, smartphones, SmarTVs). A cada início do ano, quando a maioria de nós faz a nossa grande retrospectiva do ano anterior, nos perguntamos, aqui na comScore: “será possível que esse crescimento no Brasil continue por mais um ano?”.
Analisando um pouco os dados de 2013, parece que sim. A partir de dados de audiência do Media Metrix, vemos que, em dezembro de 2013, o Brasil assumiu se tornou a quinta maior audiência de internet no mundo. É importante mencionar que essa audiência considera pessoas com 15 anos ou mais, acessando em casa e/ou no trabalho, via PC ou laptop. O universo mensurado a cada mês nos 60 maiores países do mundo continua, por enquanto, desconsiderando acesso via smartphones, tablets e também o acesso em lanhou-se e cybercafés.
Então, já vemos claramente que a audiência online brasileira é muito grande e continua crescendo, mas como evolui a categoria de varejo? O comércio eletrônico já é uma importante parte da economia global em termos de consumo, e essa categoria, junto com social media, já vem se destacando há alguns anos no Brasil. Olhando as estimativas de faturamento anual a E-bit produz, é bem possível que o e-commerce no Brasil fature mais de R$ 26 bilhões em 2013. Isso representaria um crescimento de aproximadamente 40% nos dois últimos anos.
Na nossa visão, os números de audiência e de engajamento para os websites categorizados como ‘retail’ pela comScore também impressionam. Mostram que Brasil esta também entre os países mais avançados no mundo em termos de adoção e uso da internet na hora de procurar e analisar produtos e finalmente comprá-los. Por exemplo, websites categorizados como varejo foram visitados por três de cada quatro internautas brasileiros durante o mês de dezembro de 2013 . Dentro da categoria, e liderando os rankings da categoria varejo, vemos que existem 11 diferentes domínios com mais de 10% de alcance.
Basicamente, a comScore continua vendo no Brasil uma categoria cheia de grandes players, madura em termos de audiência compradora e sempre sustentada pelo líder em comparação de preços, o Buscapé, e pelo grande uso de social pelos varejistas em termos de publicidade e promoção.
Enfim, mais um ano passou e mais um ano nos impressionou em termos de dados digitais para o Brasil. Todos os dados de 2013 mostram que foi mais um ano de crescimento de audiência, com mais compras feitas online, por meio de mais e mais aparelhos e websites. Será que esse crescimento continuará em 2014? Provavelmente, sim. Na verdade, a resposta sempre se repete. Precisamos pensar em novas perguntas.
Veja também
Como a mídia programática pode inovar a publicidade no rádio
Especialistas analisam a possibilidade de comprar espaços publicitários de forma automatizada no rádio tradicional e quais são as vantagens disso
Como a tecnologia pode impactar pequenos negócios
Por meio de aplicativos para celular, startups oferecem soluções para unir indústria, mercado varejista e consumidores