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Congresso Brasileiro de Pesquisa destaca Big Data e mobile
No encerramento do da sexta edição do evento, convidados internacionais também destacaram o uso da neurociência
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26 de março de 2014 - 12h20
POR FERNANDO MURAD
Do Meio & Mensagem
Em linha com a proposta da sexta edição do Congresso Brasileiro de Pesquisa, realizado pela Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (Abep), que é debater temáticas globais e tendências que estão modificando o ambiente de negócios, o painel de encerramento do evento apresentou novas tecnologias que estão sendo incorporadas ao mercado de pesquisas, com destaque para a neurociência, o mobile e o big data.
A indústria de pesquisa investiu mais de US$ 1,7 bilhão em 2012, alta de 141%, e esses aportes estavam direcionados para novas frentes de trabalho como big data, mobile e social media, destacou Fiona Blades, ex-Leo Burnett e fundadora da Mesh, no início de sua apresentação. “Não pensem somente em fazer perguntas. Temos que pensar em capturar dados. Isso nos leva a novos desafios. Quando usamos o celular para fazer pesquisas, pegamos a experiência em tempo real do consumidor”, disse a executiva.
Jon Cohen, vice-presidente de survey research da SurveyMonkey desde janeiro de 2014, apresentou resultados de um levantamento feito pela empresa sobre os conhecimentos dos brasileiros sobre big data. Apenas 12% disseram estar extremamente familiarizados com o tema. “Para muitos o big data é apenas um dia muito importante no horizonte”, brincou o profissional, ressaltando que a análise de dados explícitos e implícitos pode ajudar empresas a desenvolver produtos e serviços de acordo com os interesses do consumidor.
“Se as marcas estão querendo engajar e se comunicar de maneira criativa com as pessoas, é preciso fazer associações, e a neurociência pode ajudá-las”, destacou Sarah Walker, líder da área global de neurociência da Millward Brown, unidade que procura integrar métodos e achados derivados da ciência cognitiva ao portfólio da empresa.
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