Assinar

Em busca de conversão, marcas investem em anúncios intrusivos

Buscar
Meio e Mensagem – Marketing, Mídia e Comunicação

Em busca de conversão, marcas investem em anúncios intrusivos

Buscar
Publicidade

Notícias

Em busca de conversão, marcas investem em anúncios intrusivos

Dados coletados pelo Digiday mostram que, durante o ano de 2013, quase 9 mil anúncios digitais desse tipo foram veiculados


14 de julho de 2014 - 8h00

Durante o ano de 2013, os 10 maiores anunciantes de “alto impacto” publicaram 8.989 anúncios. Os dados foram coletados pelo Digiday por meio do serviço de analytics Moat Pro. No primeiro semestre de 2014, foram contabilizados 4.971 anúncios de alto impacto, o que indica que, até o final do ano, o número deve representar 11% a mais em relação ao ano anterior.

O Moat Pro divide os anúncios em 11 categorias de acordo com as características visuais. Aqueles de maior impacto concentram-se, em geral, em sites esportivos. Entretanto, muitos sites de anunciantes premium também têm apresentado crescimento significativo.

As marcas querem cada vez mais que as pessoas percebam seus anúncios em um ambiente midiático desordenado para, então, induzi-los à compra. A notícia de que metade dos anúncios onlines não são vistos fez com que os anunciantes começassem a exigir provas de que seus anúncios estavam sendo visualizados pelo menos por um tempo mínimo. Ao mesmo tempo, as grandes unidades de alto impacto representam uma solução para editores desesperados em sustentar a queda da taxa de publicidade online.

Em oposição à elevada taxa de crescimento no digital, os anúncios displays têm apresentado queda. Com a popularização da publicidade nativa, surgiu a premissa de que os banners haviam se tornado obsoletos e de que as pessoas são mais propensos a responder favoravelmente aos anúncios com aparência similar ao do editorial.

Randall Rothenberg, presidente e CEO da IAB, afirmou ao Digiday que as barreiras que separavam uma mídia da outra estão se quebrando (vídeos estão presentes em todos os lugares e as pessoas assistem à TV quando e onde quiserem). Criar e mensurar a publicidade nativa ainda é um desafio. Ainda assim, as marcas ainda precisam vender seus produtos e os editores precisam ganhar dinheiro. O resultado são os anúncios cada vez mais intrusivos. 

Publicidade

Compartilhe

Veja também