Notícias
Estudantes do MIT Media Lab criam wearable book
Projeto Sensory Fiction promete provocar sensações físicas durante a leitura
Estudantes do MIT Media Lab criam wearable book
BuscarEstudantes do MIT Media Lab criam wearable book
BuscarProjeto Sensory Fiction promete provocar sensações físicas durante a leitura
30 de janeiro de 2014 - 11h20
De uns anos para cá, a experiência de ler um bom livro tem passado por algumas mudanças. Embora as gerações mais velhas ainda tenham dificuldade em desapegar do papel, as mais novas já estão habituadas à leitura em tablets e em leitores digitais como o Kindle.
Na esteira dos dispositivos wearable, o MIT Media Lab está trabalhando em um projeto que promete revolucionar a imersão das pessoas na literatura. Chamada “Sensory Fiction”, a iniciativa consiste em um wearable book que provoca sensações físicas baseadas na história do livro.
O leitor veste um tipo de colete que cria efeitos como iluminação, vibrações, mudança de temperatura e compressões que produzem sensações físicas de acordo com a ambientação e emoções do que está sendo contado.
Os estímulos pré-programados são ativados por meio de sensores e uma espécie de motor. Se, por exemplo, o personagem é amoroso, a vestimenta atua para acelerar os batimentos cardíacos do leitor. O equipamento inclui um sistema de compressão corporal que controla esses efeitos físicos.
O projeto foi desenvolvido por uma turma de graduação da instituição. Até o momento, somente o livro “The Girl Who Was Plugged In”, de James Tiptree, foi sincronizado com o produto.
Com informações do Mashable
Veja também
Como a mídia programática pode inovar a publicidade no rádio
Especialistas analisam a possibilidade de comprar espaços publicitários de forma automatizada no rádio tradicional e quais são as vantagens disso
Como a tecnologia pode impactar pequenos negócios
Por meio de aplicativos para celular, startups oferecem soluções para unir indústria, mercado varejista e consumidores