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Evento ProXXIma: Modelos e transformações na indústria digital
Fábio Coelho, Abel Reis e Luiz Lara debatem a força da tecnologia e a nova comunicação
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8 de maio de 2013 - 8h23
Fábio Coelho, na qualidade de presidente do Google; Luiz Lara, sócio e diretor de criação da Lew´Lara/TBWA e Abel Reis, presidente da AgênciaClick, debateram no painel "O negócio digital no Brasil" no ProXXIma 2013 sobre os rumos da indústria no País e o papel da publicidade, players e anunciantes nesse contexto. Os três convidados ressaltaram a importância que as tecnologias vêm adquirindo e as transformações que devem acontecer nos negócios da comunicação em geral.
Remuneração
Um dos temas que percorreu o painel, foram os novos formatos de compras de mídias, sobretudo os programáticos. Para os três convidados, o mercado precisa encontrar um ponto de equilibrio a partir dessas novas configurações. Abel Reis demonstrou certa preocupação com o modelo adotado pelos grandes players digital como Google e Facebook e se esse modelo é realmente saudável para a indústria, que há décadas vem exercendo o mesmo modelo de remuneração. Para Lara, os bolsões de compras de mídia online serão inevitáveis.
Conteúdo e posicionamento
Abel Reis destaca que o cliente quem tem posicionamento mais maduro no digital, já enxerga os recursos que estão a serviço do negócio e usa isso a seu favor por meio do conteúdo. Lara concorda e atenta para a questão que está no ponto central das estratégias: o consumidor. "O consumidor vai continuar escolhendo suas marcas por razões emocionais e no entanto, não há nada o que se possa fazer a respeito disso" , avalia Lara. De fato, a conversa pode ser muito mais próxima no ambiente online, daí a importância de um conteúdo relevante. Fábio Coelho contou que de acordo com dados do Google, o Brasil é o segundo maior País em consumo de conteúdo no YouTube, entretanto é o nono em produção.
Novos anunciantes
Outro assunto abordado, foi o fato de que a tecnologia, os vários canais e as métricas do digital permitem a entrada de novos anunciantes para o mercado, acreditam os três convidados. "Pequenos anunciantes que não possuem verba suficiente para os 30 segundos da TV podem se sobresair se fizerem o bom uso do digital ", diz Coelho. E segundo Abel Reis, as agências denominadas digitais já estão construindo trabalhos relevantes de construção de marcas. "Somos parceiros de desenho de negócio, para nossos clientes".
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