Notícias
Facebook contrata Gary Briggs, seu primeiro Chief Marketing Officer
Profissional ocupa o lugar de Eric Antonow, ex-VP de marketing de produto, e tem a missão de centralizar e ampliar a área
Facebook contrata Gary Briggs, seu primeiro Chief Marketing Officer
BuscarFacebook contrata Gary Briggs, seu primeiro Chief Marketing Officer
BuscarProfissional ocupa o lugar de Eric Antonow, ex-VP de marketing de produto, e tem a missão de centralizar e ampliar a área
5 de agosto de 2013 - 3h03
Por Cotton Delo, do Ad Age
Via Meio&Mensagem
O Facebook aproveitou a saída de um experiente executivo de marketing do Google para ter seu primeiro Chief Marketing Officer (CMO). Gary Briggs, que foi diretor de marketing da Motorola Mobility até a gigante de buscas finalizar o processo de aquisição em maio de 2012, assume como CMO da rede de Zuckerberg. Ele substitui oficialmente Eric Antonow, vice-presidente de marketing de produto, que vinha supervisionando a área desde 2010.
A mudança no título reflete uma ampliação planejada para o cargo. Agora, Briggs deve liderar os esforços de marca e marketing entre os diferentes perfis de usuários, desenvolvedores e potenciais consumidores de novos produtos, como o Facebook Home. Ele vai supervisionar as equipes responsáveis por marketing de produto, plataforma, eventos, design de comunicação, marca e estratégia de conteúdo.
Antes da Motorola, Briggs era VP de marketing e consumidores no Google, nas áreas de pesquisa, comércio, Chrome, Google+, Google.org e da marca em geral, desde 2010. Ele também foi CEO de uma startup de cartões de presente chamada Plastic Jungle e, antes disso, trabalhou no eBay durante seis anos, em funções como VP de marketing ao consumidor, gerente geral do eBay Canadá, diretor de marketing global da PayPal e CMO para América do Norte. No início de sua carreira, passou seis anos na PepsiCo.
Mais recentemente, Briggs era conselheiro de Dennis Woodside e Bill Morgan, respectivamente CEO e COM da Motorola.
Sobre o novo cargo, o executivo disse que a plataforma “não é apenas uma empresa. Para mais de um bilhão de pessoas, é a sua conexão com amigos e coisas das quais mais gosta. É uma incrível oportunidade contar a história de uma marca tão jovem e já tão importante, e eu não posso esperar para começar”.
Antonow participa do período de transição e deixará o Facebook em setembro, para trabalhar em um projeto pessoal relacionado à educação, de acordo com um porta-voz da empresa. Também haverá mudanças na estrutura organizacional: Briggs vai se reportar ao VP de produto, Chris Cox, enquanto Antonow se reportava à diretora de operações, Sheryl Sandberg.
A diretora de marketing ao consumidor do Facebook, Rebecca Van Dyck, reportava à Antonow e continuará o trabalho com Briggs. Além do Home, outros projetos sob sua alçada incluem os primeiros anúncios em vídeo na rede social e a campanha em busca do próximo bilhão de usuários do Facebook.
Veja também
Como a mídia programática pode inovar a publicidade no rádio
Especialistas analisam a possibilidade de comprar espaços publicitários de forma automatizada no rádio tradicional e quais são as vantagens disso
Como a tecnologia pode impactar pequenos negócios
Por meio de aplicativos para celular, startups oferecem soluções para unir indústria, mercado varejista e consumidores