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Facebook vai ampliar relacionamento com agências

Operação brasileira está contratando diretor e tem planos de dobrar equipe dedicada a agências em 2014


11 de novembro de 2013 - 11h51

POR FERNANDA BOTTONI

O Facebook está empenhado em ajudar as agências a trabalhar criativamente com social. Tanto é que está contratando um diretor para a área e tem planos de dobrar sua equipe. "Hoje, são cinco pessoas dedicadas a agências, mas, em 2014, devemos chegar a dez", anuncia Leonardo Tristão, diretor-geral do Facebook Brasil. "Além disso, temos uma área criativa aqui, liderada pelo Raphael Vasconsellos."

Leonardo conta que, desde o início de suas operações no Brasil, a empresa presta suporte às agências com resultados interessantes. "Elas têm ótima receptividade porque estamos crescendo juntos nesse mercado", afirma.

Um dos programas realizados no Brasil, por exemplo, é o Publishing Garage, uma imersão da agência com o cliente que dura de dois a três dias e discute o posicionamento da marca e seu desdobramento na rede social. "É uma garagem de publicação mesmo, que mostra qual a melhor forma de criar posts e campanhas para obter melhores resultados", explica. Para ele, uma campanha publicitária bem feita vai ser boa em qualquer mídia – tv, revista e rede social. "Muitas vezes cria-se um mito de que alguma coisa precisa necessariamente ser diferente no Facebook."

O Facebook também leva seus workshops para dentro das agências. "Falamos sobre vários assuntos, desde a plataforma até o comportamento do usuário e uma série de ferramentas que elas podem utilizar para planejar melhor as campanhas," diz Leonardo.

Quinzenalmente, a empresa também faz uma versão "pocket" do workshop, na própria sede, em São Paulo. Os temas são variados e bem específicos – criação, feed de notícias etc. "Com essas versões reduzidas já treinamos 1600 pessoas de agências e clientes em 2013", diz o diretor-geral.

Ainda como incentivo, existe um programa global de premiação, o Facebook Studio Awards, que avalia as agências e seus trabalhos. "Algumas brasileiras já estão participando", diz Tristão. Uma delas até já ficou entre as vencedoras, a LiveAD, que, em 2012, levou Bronze com Corrida SP-Rio 2011, para Nike Running. Neste ano, a DDB Brasil ficou na shortlist, com Fashion Like, para C&A.

"Essa é parte do nosso esforço de equipar tanto as agências quanto os clientes no entendimento de melhores práticas," explica Leonardo. "Há dois anos, o mercado pensava em likes e fãs", lembra. "Hoje, as marcas já entenderam que o Facebook é uma plataforma para gerar negócio, construir marca, fazer vendas. Foi uma evolução muito grande." Evolução que, por sinal, não deve acabar tão cedo. 

 

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