24 de junho de 2013 - 3h21
“Despertar o espírito garoto que há em todos os brasileiros”, essa pode ser considerada a ideia principal da Chocolates Garoto para as campanhas realizadas em diversas mídias em 2013 e para as ações que ainda estão por vir em 2014. A marca, que é patrocinadora oficial da CBF, quer conquistar a torcida brasileira nestes dois anos, nos quais o esporte, principalmente o futebol, vai estar presente na vida dos brasileiros. Para colocar a estratégia de comunicação em prática, a companhia apostou em anúncios tradicionais. Entretanto para estreitar a relação com o consumidor, a empresa está focada em estratégias totalmente digitais.
Desde o início do ano, a ideia da Garoto foi elaborar diversas ações pontuais, com características diferentes – mas todas voltadas para o lado torcedor dos consumidores. Com isso, surgiram campanhas digitais como o “Chocolate da Oficial da Copa do Mundo”, na qual fãs da marca no Facebook puderam criar um chocolate com sabor personalizado para a competição; a “Torcida Garoto”, uma promoção que leva os torcedores para jogos importantes da seleção brasileira; “Música da Copa do Mundo”, na qual a marca desafiou os consumidores a criarem um tema para a competição – sendo que a música escolhida foi gravada nas vozes de Michel Teló e Claudia Leitte; e a promoção “Sonho de Garoto”, que selecionou 22 meninos para passar um dia como se fossem realmente jogadores de futebol.
“Todas estas ações foram fundamentalmente criadas para o ambiente online”, destaca o gerente executivo de marketing da Chocolates Garoto, André Barros. O executivo afirmou com exclusividade para a ProXXIma que os investimentos com ações online da Garoto devem representar 40% do budget total das ações da companhia até o final deste ano. Além disso, o investimento total em comunicação já é considerado o maior em toda história da marca.
Em todas as ações digitais, a Garoto está utilizando ativamente suas redes sociais, como Facebook, Twitter, Instagram – tanto para distribuir informações, quanto para engajar os consumidores nas campanhas já existentes. Vale lembrar que a fan page da marca de chocolates tem apenas um ano e já possui mais de 4 milhões de fãs.
Segundo Reginaldo Ferrante, presidente da Babel – agência que está por trás das campanhas da Garoto – as estratégias online tem como objetivo estreitar e entender o relacionamento com o consumidor “Mais do que dizer para as pessoas o que elas devem fazer, queremos que as pessoas se expressem. Estamos vivendo um momento fantástico para os brasileiros e queremos cada vez mais nos conectar as pessoas de uma maneira natural”, analisa.
De acordo com Barros, toda parte de investimentos em comunicação segue voltada para o futebol e que as próximas estratégias serão cada vez mais digitais. “Os resultados que estamos obtendo são fantásticos, o retorno das pessoas e a interação dos consumidores são fatores que superaram nossas expectativas. Nossa vontade é que mesmo em uma campanha off-line, o digital se faça presente e todos os nossos esforços serão neste sentido”, comenta.