7 de novembro de 2013 - 10h44
Durante o encontro “The Next Billion”, organizado pelo Google no México, na quarta-feira, 6, a gigante de buscas declarou que mais de bilhão de pessoas nos países emergentes devem se inserir na internet até 2015, o que iniciará uma nova era com mudanças significativas em todas as áreas, na qual a América Latina pode ser uma das grandes beneficiadas.
Além disso, a companhia apresentou dados que comprovam esse crescimento já em 2013. Segundo o Google, a região somou o maior aumento na penetração da internet no último ano, 12%. Em março de 2013, a região tinha superado 147 milhões de usuários conectados.
Segundo um relatório da McKinsey & Company, hoje há mais de 2 bilhões de usuários de internet no mundo, sendo metade nos países em desenvolvimento, onde o crescimento da penetração de internet é maior que nos países desenvolvidos.
Além da previsão de crescimento, o Google aproveitou o evento para anunciar que vai estender a outros países, em primeiro lugar ao México e à Colômbia, uma iniciativa que começou na Argentina para que especialistas na problemática das pequenas e médias empresas lhes prestem assistência online.
Pequenos e médios negócios representam 99% do total de empresas latinoamericanas e geram 67% dos postos de trabalho, segundo estudos da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) e da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal).