Notícias
Microsoft poderá ter tecnologia para substituir cookies
Ferramenta atuaria em diferentes plataformas da empresa. Companhia se junta ao Google, Apple, Amazon e outros no movimento de extinção dos cookies
Microsoft poderá ter tecnologia para substituir cookies
BuscarMicrosoft poderá ter tecnologia para substituir cookies
BuscarFerramenta atuaria em diferentes plataformas da empresa. Companhia se junta ao Google, Apple, Amazon e outros no movimento de extinção dos cookies
9 de outubro de 2013 - 3h30
A Microsoft pode estar desenvolvendo uma tecnologia própria ferramenta de rastreamento para substituir os cookies, informa reportagem do AdAge nesta quarta-feira, 8.
Segundo o site, a empresa estaria desenvolvendo internamente uma tecnologia que permitiria o rastreamento de computadores, tablets e smartphones que possuam o sistema Windows, como consoles de jogos para Xbox; o navegador Internet Explorer; e a funcionalidade de busca Bing.
De acordo com o AdAge, o plano da Microsoft foi revelado por fontes próximas à empresa. Porém, as estratégias da companhia estão na fase inicial, sem uma previsão estabelecida sobre quando a tecnologia será totalmente implantada.
A ideia da Microsoft é estender a tecnologia para diversos dispositivos, como smartphones e TVs conectadas, diz a reportagem. Ainda segundo o texto, a tecnologia da empresa para substituir os cookies seria uma espécie de identificador de dispositivo, ou seja, os consumidores poderiam dar a permissão para o uso de publicidade em diferentes dispositivos. Com isso, a empresa se tornaria diretamente responsável pelos dados dos usuários, assumindo que não compartilharia tais informações com terceiros.
Segundo especialistas escutados pelo AdAge, a nova tecnologia daria a Microsoft um poder maior sobre os anunciantes, já que as informações sobre o comportamento dos usuários ficariam restritas a empresa.
Além da Microsoft e do Google outras empresas também estão de olho neste movimento, como Facebook , Apple e Amazon.
A polêmica dos cookies
Nos últimos meses, a discussão sobre segurança dos dados de usuários na internet foi pauta dos principais veículos de comunicação do mundo. Dentre polêmicas envolvendo o programa de espionagem online dos EUA, e a participação de grandes companhias da web no fornecimento de dados pessoais dos internautas, uma ferramenta utilizada por plataformas e anunciantes pode estar ameaçada: os cookies.
Na prática, os cookies mapeiam o comportamento dos usuários na internet e ajudam as plataformas a se lembrarem de informações sobre a visita do internauta, como seu idioma preferido, seus últimos cliques, dados de cadastro e outras configurações. Com esse sistema, é possível disponibilizar para os anunciantes a possibilidade de atingir os consumidores em potencial com anúncios e produtos que realmente tenham algo em comum com os usuários. Portanto, ao longo dos anos, a técnica dos cookies está sendo questionada justamente por expor demais o comportamento dos internautas na web – e com isso, o mecanismo corre sérios riscos de ser extinto.
Plano do Google
Além da Microsoft, o Google já se prepara para criar um sistema próprio, que substitua os cookies. A ferramenta poderia resolver alguns dos grandes desafios para os anunciantes e expandir drasticamente a sua compreensão sobre a indústria.
A gigante de buscas está segurando deliberações internas sobre a criação de uma alternativa para os cookies de terceiros. É muito provável que a empresa esteja desenvolvendo um sistema ainda melhor, como por exemplo, mapear o comportamento baseando-se no comportamento multi-plataforma, com a navegação em desktop, tablets e smartphones.
Essa capacidade multi-screen permitirá que anunciantes impactem precisamente os usuários de smartphones com anúncios baseados em navegação em laptop. O Google provavelmente também vai fornecer aos consumidores mais controle sobre suas informações, na tentativa de neutralizar as preocupações com a privacidade.
Veja também
Como a mídia programática pode inovar a publicidade no rádio
Especialistas analisam a possibilidade de comprar espaços publicitários de forma automatizada no rádio tradicional e quais são as vantagens disso
Como a tecnologia pode impactar pequenos negócios
Por meio de aplicativos para celular, startups oferecem soluções para unir indústria, mercado varejista e consumidores