Assinar

O marketing foi para as nuvens. Você foi junto?

Buscar
Meio e Mensagem – Marketing, Mídia e Comunicação

O marketing foi para as nuvens. Você foi junto?

Buscar
Publicidade

Notícias

O marketing foi para as nuvens. Você foi junto?

Se sua companhia e seu marketing estão migrando para a nuvem, é bom você estar preparado para essa viagem


10 de novembro de 2015 - 1h21

POR INNOVATION INSIGHTS

Cerca de 80% das organizações já estão utilizando hoje algum tipo de tecnologia de cloud computing. Esse número deverá chegar em 100% em algum momento de um futuro bastante próximo. Algo como ocorreu com a internet.

Os recursos e dados são agora virtualizados e podem ser acessados e compartilhados remotamente. Mais que isso, hoje é não só possível como será inevitável que a nuvem e tudo que ela contém passe a estar também integrado com a Internet das Coisas e toda a malha de aparelhos móveis existentes. Todos esses estágios e camadas com alto grau de automação e gestão por algoritmos e inteligência artificial.

Portanto, se sua companhia e seu marketing estão migrando para a nuvem, é bom você estar preparado para essa viagem, em que seus pés não estão mais exatamente no chão, mas flutuando através de um conjunto de bancos de dados virtuais, geridos por tecnologias de mobilidade, que literalmente não param de se movimentar.

Gerir marketing a partir de premissas voláteis como essas não exatamente uma tarefa das mais fáceis. Aliás, bem longe disso.

Toda essa conexão propiciada pela gestão em nuvem pode ser extremamente complexa, já que se fundamenta em tecnologia avançada e que envolve um conjunto de variáveis que só tenderá a crescer, com a capacidade que se torna praticamente infinita de armazenar dados e processá-los para otimizar estratégias e ações de marketing e comunicação de um modo geral.

Coisas que os profissionais de marketing precisam saber sobre essa revolução.

Foco no marketing e não em TI – nos últimos anos, tentar entender a linguagem e os meandros da Tecnologia da Informação para poder ativar projetos e ações de marketing se tornou um tormento para os profissionais da área. A nuvem pode ser gerida por softwares e dashboards cada vez mais amigáveis, mesmo que cada vez mais complexos e completos. Isso vai permitir que o profissional de marketing possa privilegiar sua atividade core. Embora seja desejável que todo profissional do setor busque conhecimentos sobre como a tecnologia impacta sua atividade, também é verdadeiro que sua vida vai ser facilitada pela simplificação dos processos de gestão de dados em nuvem.

A gestão remota pode otimizar a integração das equipes – Na medida em que os dados estão na nuvem e podem ser acessados remotamente por qualquer membro da equipe com permissão de acesso a eles, a possibilidade de que trabalhos em equipe sejam agilizados e cada vez mais integrados cresce. Suas equipes poderão inclusive estar geograficamente distantes, mas a nuvem os aproxima e os torna mais sinérgicos entre si.

A customização de aplicativos fica muito facilitada – A nuvem armazena softwares de desenvolvimento e gestão de aplicativos que podem então ser mais facilmente concebidos e colocados em operação. Podem ainda ser adaptados e readaptados par atender demandas específicas de uma determinada campanha ou de um determinado cluster de consumidores.

Sua gestão de custos em tecnologia para marketing pode ser otimizada – Os serviços de nuvem são normalmente pagos na medida em que são utilizados, o que significa que seu budget pode ser administrado por tarefas pontuais e não mais, como no passado, por pesados investimentos anuais em data centers. Usou, pagou. Não usou, não há custo.

Segurança de dados otimizada – As plataformas de gestão de dados e softwares na nuvem são hoje capacitadas por sofisticados sistemas de segurança e criptografia, que asseguram alta segurança para sua base de dados. Mais do que apenas um item técnico de gestão de armazenagem de informação, tipicamente da área de TI, trata-se também de um poderoso aliado estratégico em ações de marketing, uma vez que dados capturados junto a seus consumidores serão de sua propriedade e não necessariamente compartilhados para outros sistemas ou tornados públicos para serem utilizados por seus concorrentes. A nuvem pode ser, assim, também, um diferencial competitivo.

Há ainda muitos outros benefícios para o marketing a partir da gestão de dados e programas armazenados na nuvem. Informar-se sobre eles é vital hoje para todo gestor de marketing. Aqui mesmo no Innovation Insider há um conjunto de artigos e informações sobre o assunto. Basta acessar e tornar sua gestão de marketing cada vez mais eficaz e conectada. Na nuvem.
 

Publicidade

Compartilhe

Veja também