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Pesquisa: 5 maneiras para conquistar visibilidade no Facebook

Com a queda do alcance orgânico, a concorrência tem se tornado cada vez mais acirrada entre as marcas na plataforma


30 de junho de 2014 - 4h30

A queda do alcance orgânico dos posts no Facebook é um dos maiores desafios enfrentados pelos anunciantes. Devido à concorrência, os usuários da plataforma estão constantemente em contato com milhares de publicações. O objetivo da rede social é filtrar os conteúdos de melhor qualidade para serem exibidos nos feeds de notícia do público. A empresa TrackMaven analisou 5.804 fanpages (cada uma com, no mínimo, mil curtidas), abrangendo 1.578.006 postagens para determinar os elementos que mais geram interações. Confira as cinco estratégias mais eficientes para conquistar visibilidade na rede social:

1. Agende suas publicações
Para ganhar espaço no News Feed da audiência, as marcas devem programar suas publicações para as horas mais eficientes, e não as mais populares necessariamente. Apesar de a maioria dos anunciantes postar seu conteúdo de segunda à sexta, as postagens publicadas aos domingos geram 2,72 mais interações.
 

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2. Invista no visual
No total, 88% dos posts analisados na pesquisa contêm imagens. Dados indicam que eles geram 37% mais interações do que as publicações que possuem apenas textos.

3. Pontue suas publicações
A pontuação é um detalhe muitas vezes subestimado. Entretanto, ela transmite um valor emocional que permite às marcas se conectarem ao público de forma mais humanizada. Das postagens estudadas, 71,17% não utiliza qualquer pontuação, mas aquelas que utilizam (pontos de exclamação, principlamente) apresentam uma média de 2,7 mais engajamento.
 

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4. Utilize hashtags
Apesar de apenas 1 em cada 6 publicações analisadas utilizar hashtags, aquelas que contêm observaram um engajamento 60% maior. Embora posts com 1 ou 2 hashtags tenham apresentado resultado melhor do que aqueles com 3 ou 4, as publicações com mais de 4 atingiram as taxas mais elevadas de interação.

5. Inclua textos mais longos
Segundo o estudo, a eficiência das postagens está ligada também ao número de palavras. Posts com 80 a 89 palavras obtiveram duas vezes mais engajamento, com uma média de 6,19 interações, do que aqueles que continham textos mais curtos. De acordo com o psicólogo e professor de economia comportamental Dan Ariely, o cérebro humano tem uma tendência a mudar as preferências das pessoas em relação às coisas nas quais elas investem energia. Essa teoria é conhecida como efeito IKEA. Assim, os usuários podem ser mais propensos a interagir com publicações mais extensas porque eles investiram mais tempo na leitura.
 

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Com informações do The Next Web 

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