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Pesquisa: cresce a conexão por meio de dispositivos móveis no Brasil

Com dados da Anatel, o eMarketer organizou dois gráficos que mostram penetração de dispositivos móveis no Brasil e tipos de conexão


21 de fevereiro de 2014 - 3h28

Cada vez mais, os brasileiros estão acessando a internet por meio de seus dispositivos móveis. Em dezembro de 2003, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) registrou 271,10 milhões de conexões mobile no País, sendo que no ano anterior foram 261,81 milhões.

O crescimento do acesso nesses devices foi acompanhado por uma tímida, porém maior adesão ao serviço pós-pago. Em dezembro de 2012, cerca de 19,5% de todas as conexões mobile no Brasil vieram de serviços pós-pagos. No mesmo mês do ano passado, essa porcentagem foi de 22%, sinal de que os consumidores estão optando por pacotes mais robustos e com mais funcionalidades.

Confira o gráfico organizado pelo eMarketer:

 

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 Outra evidência da expansão do mobile entre os consumidores brasileiros se deve às novas gerações de conexões. Com 159,7 milhões, o 2G ainda predomina no País, porém o 3G, utilizado em 94,8 milhões de aparelhos, cresceu 75,9% desde janeiro de 2013.

A chegada da conexão de quarta geração ao mercado brasileiro também representou uma grande mudança. Se no início de 2013 quase não havia essa opção no mercado, o ano encerrou com 1,3 milhões de conexões 4G. Apesar disso, os consumidores ainda estão abandonando o 2G para aderir ao 3G. Veja:

 

 

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