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Pesquisa revela principais perfis nas redes sociais

#Tátendocopa mensura dados de audiência antes, durante e depois dos jogos do Mundial


3 de julho de 2014 - 4h17

Não é novidade que Copa do Mundo no Brasil é um dos assuntos mais comentados no Facebook e no Twitter. E, antes mesmo do Mundial estrear oficialmente, a Gauge, empresa especializada em performance digital, mensurava a percepção dos usuários e suas expectativas em relação ao campeonato.

Através da ferramenta de monitoramento, todos os dados de publicações veiculadas nos meios digitais nos dias de jogos da seleção brasileira são coletados, sejam eles posts ou conteúdo de portais e sites. Entretanto, o estudo foca em duas redes: o Facebook e o Twitter. A equipe faz um corte de horário que abrange o período de uma hora antes do jogo, todo o tempo de bola rolando, e também uma hora depois do torneio.

Segundo um dos responsáveis pelo projeto, Enrico Stievano, “enquanto a maioria das pesquisas sobre os comportamentos de pessoas nas redes sociais divulga dados de volumes, com informações classificadas automaticamente, o estudo também procura uma análise qualitativa dessas mensagens revelando o perfil dos usuários que acompanham as menções e participam dos comentários”. Entre as descrições dos principais comentaristas das mídias sociais estão o Boleiro, um técnico que não deu certo e dá palpite em tudo; Zé Graça, o piadista; Apaixonado, aquele que sempre incentiva o time no jogo; Tiete, que vê mais a beleza dos jogadores do que os gols em si; e Corneteiro, aquele que quer sempre ver um lance para o gol.

Além disso, através do traço dos perfis foi possível distinguir o comportamento em cada uma das redes. No Facebook, o perfil com maior percentual de menções é o Boleiro. Por outro lado, o Twitter foi utilizado pelos perfis Apaixonado e Zé Graça com maior frequência, devido ao menor espaço para divulgações extensas.

Um dos objetivos do estudo #Tátendocopa é influenciar as empresas a repensarem seus investimentos em marketing, possibilitando o engajamento com os consumidores. “As empresas precisam investir nos temas relacionados no momento”, diz Dante Calligaris, diretor-executivo da Gauge. “Coletamos todos os dados mensurados sobre a Copa nas redes sociais, passamos para o cliente e ele cria a sua ação de marketing”, diz. A empresa tem em sua rede de clientes Ambev, Oi e Itaú, que também são algumas das marcas patrocinadoras oficiais da Copa da Fifa.

Das menções ao elenco da seleção brasileira, 35% foram direcionadas ao jogador Neymar; 55% ressaltaram o porte físico do Hulk; 77% referenciaram o atacante Fred; e 66% a atuação de Oscar no jogo Brasil x Croácia; já as ironias e piadas do gol contra, na abertura da Copa, feito por Marcelo, atingiram 49%. Além disso, o goleiro Júlio Cesar saltou de 31% para 92% de menções durante o último jogo e Bernard é um dos queridinhos da reserva.

Do Meio & Mensagem 

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