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Receita digital de indústria da música cresce 4,3%
No entanto, vendas globais de música caem 3,9%, segundo a Federação Internacional da Indústria Fonográfica
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19 de março de 2014 - 2h55
A receita global da indústria da música caiu 3,9% ano passado, apesar de mais fãs ouvindo músicas por streaming na internet e serviços por assinatura, como o Spotify e Pandora.
A receita global da indústria, cujo álbum mais vendido em 2013 foi o Midnight Memories, do One Direction, totalizou US$ 15 bilhões, afirmou ontem um grupo representando selos de gravadoras em comunicado hoje. A receita digital cresceu 4,3%.
Ao mesmo tempo, a receita dos serviços por assinatura da internet decolaram 51%, passando pela primeira vez a marca de US$ 1 bilhão, de acordo com um relatório da Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI, na sigla inglesa), segundo o qual os membros americanos incluem Warner Music Group, Universal Music Group, Interscope/Geffen/A&M e Capitol Records.
A receita global da indústria da música foi jogada para baixo pela queda de 16,7% no Japão, segundo maior mercado de música do mundo, onde as vendas de CDs somente agora começam a declinar e os serviços por assinatura estão trabalhando para se estabelecer.
A notícia de que a receita digital continuou a crescer foi bem recebida por uma indústria que gastou muito da última década fechando lojas e tentando descobrir como enfrentar as quedas nas vendas de CDs.
Excetuando-se o Japão, o mercado de música global ficou largamente estável, declinando em valor em média 0,1%, de acordo com o relatório. Já foi um resultado melhor do que a indústria tem enfrentado, sugeriu a federação.
“Mesmo levando em conta a situação difícil no Japão, a indústria global está em uma fase positiva de desenvolvimento”, afirmou Frances Moore, CEO da IFPI, que tem sede em Londres. “As receitas nos maiores mercados retomou o crescimento. Streaming e assinaturas estão prosperando”.
Um número estimado em 28 milhões de pessoas agora paga por serviços de streaming incluindo Rdio, Spotify e Beats Music – mais que os 20 milhões em 2012 e apenas oito milhões em 2010, de acordo com o grupo – e junto com os serviços patrocinados de streaming representam 27% da receita digital, disse a IFPI. Dowloads são dois terços das vendas digitais e estão ajudando a guiar o crescimento em mercados em desenvolvimento, como Hong Kong, Eslováquia e África do Sul.
Ainda haverá piratas
A IFPI estima que 26% dos usuários da internet ainda acessam regularmente serviços de música sem licença e que a pirataria permanece como a maior ameaça ao desenvolvimento de serviços legítimos e investimentos em artistas.
O One Direction vendeu quatro milhões de cópias de Midnight Memories ano passado, seguido por The Marshal Mathers LP2, de Eminem, e do The 20/20 Experience, de Justin Timberlake.
O single mais vendido ano passado foi Blurred Lines, de Robin Thicke, seguido por Thrift Shop, do Macklemore & Rian Lewis e de Wake me Up, de Avicci.
Do Advertising Age
Com informações da Bloomberg News
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