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Redes sociais: 5 dicas para construir a identidade visual da marca

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Redes sociais: 5 dicas para construir a identidade visual da marca

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Redes sociais: 5 dicas para construir a identidade visual da marca

Saiba como utilizar recursos dos canais sociais para atrair audiência


27 de junho de 2014 - 12h00

A qualidade do conteúdo é essencial para as marcas construírem sua audiência. Entretanto, são os aspectos visuais que vão atrair esse público. Imagens e cores são os primeiros elementos a serem notados antes do texto em si. Algumas redes sociais, como Facebook, Twitter e YouTube, já promoveram uma série de mudanças no design que permitem aos usuários personalizarem suas páginas. Confira cinco dicas para as empresas utilizarem esses recursos visuais:

1. Mantenha a marca consistente em todas as plataformas
Apesar de o conteúdo criado para o Twitter ser diferente daquele produzido para o Facebook ou YouTube, o aspecto visual deve permanecer o mesmo. A marca deve se manter consistente para que o público possa identificá-la claramente. Dessa forma, as páginas são facilmente associadas à companhia, o que fortalece sua identidade.

2. Esteja ciente das melhores práticas em cada plataforma
Apesar de Facebook, Twitter, YouTube, Instagram e Pinterest serem todos plataformas sociais, cada um atrai um público diferente. Portanto, o conteúdo criado deve ser diferente também. Não há uma regra estabelecida, uma vez que elas mudam de acordo com a empresa. Ainda assim, existem algumas instruções gerais que podem ser seguidas:

• No Instagram, utilize imagens e vídeos simples, como uma pequena demonstração de um produto, por exemplo;
• Selecione imagens compartilháveis no Pinterest que podem ter diversas interpretações, como receitas ou artigos artesanais, com fotos atrativas;
• Utilize imagens grandes que possam se destacar no feed de notícias do Facebook, como uma promoção ou um pôster de evento;
• Priorize links factuais ou de menor importância no Twitter, como um artigo sobre um evento que aconteceu na noite anterior, uma vez que a função da plataforma é atrair cliques.

3. Mantenha a foto do perfil simples e consistente
A imagem de perfil de qualquer mídia social é o elemento mais visível. Ela aparece nos feeds dos seguidores, no resultado de busca, nos comentários, e assim por diante. Dessa forma, ela deve ser muito bem planejada e simples o bastante para se ajustar a qualquer tamanho, sem comprometer o design.

Ao visualizar a foto do perfil, os seguidores devem facilmente reconhecer a marca. A atenção do leitor deve ser direcionada ao conteúdo, sem que ele se distraia com uma imagem muito chamativa ou complicada.

4. Mantenha o perfil atualizado
Seja o lançamento de um produto ou o patrocínio de um evento, as redes sociais devem ser utilizadas para promover qualquer atividade da empresa. Assim, sempre que um visitante acessar o perfil, ele saberá as informações mais recentes relacionadas à marca. A foto de capa do Facebook, por exemplo, é um ótimo espaço para divulgar ações temporárias. Além de conferir visibilidade, alterações de imagens são exibidas nos feeds de notícia dos seguidores, o que resulta na fácil promoção de qualquer novidade.

5. Utilize espaços de forma criativa
Após dominar todos os tópicos acima, o próximo passo é arriscar no visual com um pouco de criatividade. No Facebook e no Twitter, a foto do perfil e da capa são posicionadas de forma sobreposta, o que possibilita que elas sejam utilizadas juntas, como elementos de uma imagem maior.

A empresa alemã Schimpfen & Fluchen soube aproveitar muito bem esse recurso. As imagens de capa e de perfil são diferentes e independentes, mas, ao acessar a fanpage, a sobreposição das duas faz com que elas se complementem. A barra vermelha do perfil se torna parte do braço da imagem de capa. Confira abaixo:
 

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Com informações do The Next Web 

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