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Samsung quer conquistar mercado B2B com nova estratégia de negócios

Empresa sul-coreana passa a fornecer serviços para o mercado corporativo de forma integrada e com nova estratégia de aproximação com clientes, apresentada por Marcelo Zuccas (foto), vice-presidente de negócios corporativos da Samsung para América Latina


10 de abril de 2014 - 3h58

POR ERIKA NISHIDA
enishida@grupomm.com.br

A Samsung anunciou nesta quinta-feira, 10, sua nova estratégia voltada ao mercado business to business (B2B), nomeada New Business Experience. A sul-coreana, que sempre esteve muito focada em negócios diretos para o consumidor, agora pretende ingressar de forma determinante no mundo corporativo. Os produtos oferecidos vão desde dispositivos móveis, telas LFDs, set-top box, impressoras, equipamentos médicos, entre outros. A ideia principal é integrar todas essas soluções, oferecendo ao cliente uma experiência única. “O mercado B2B é a nova alavanca de crescimento da Samsung”, afirma Marcelo Zuccas, vice-presidente de negócios corporativos da companhia para América Latina.

Para se aproximar desse público, a empresa desenvolveu um “showroom” em sua sede brasileira, na cidade de São Paulo. O espaço é dividido em diferentes setores, onde é possível experimentar cada uma das soluções oferecidas. O painel de controle, por exemplo, mostra um novo conceito extremamente eficiente de monitoramento com telas LFD’s. A seção “retail” conta com telas interativas de grande utilidade para lojas de varejo, pois permite que o consumidor visualize diferentes modelos e cores de roupa de sua preferência.

A Samsung School apresenta um modelo inovador de aprendizado. Nele, o professor deixa de simplesmente transmitir conhecimento e passa a construí-lo em conjunto com os alunos. A utilização de tablets proporciona uma maior interação e controle: o professor tem acesso a tela de todos os alunos e pode acompanhar o desempenho individual do aluno e bloquear a sua tela caso ele esteja jogando, por exemplo. O Education Hub também é uma nova ferramenta voltada ao ambiente escolar. Com ela, alunos e professores têm acesso às diferentes áreas da escola, como secretaria, diretoria, etc, além de fornecer conteúdo com maior credibilidade – os sites listados são selecionados previamente, não se restringindo aos livros didáticos.

Porém, dentre todos os produtos, o mais atrativos é o Knox – solução de segurança para mobilidade. Para aqueles que não conseguem se desconectar do ambiente de trabalho, a Samsung desenvolveu a ferramenta “dual-persona”, que divide o aparelho em pessoal e corporativo. No perfil corporativo, todos os arquivos são criptografados, as redes sociais e a Play Store não ficam disponíveis, os únicos apps que podem ser baixados são os relacionados a trabalho, e o que é melhor: caso você baixe algum aplicativo utilizando o perfil pessoal e ele contenha vírus, este não irá invadir o perfil corporativo. Ou seja, a segurança é redobrada e o usuário não corre o risco de comprometer sua vida profissional.

Em 2010, o B2B representou 7% do faturamento da Samsung. A expectativa é que, em 2020, esse número se transforme em 23%, com a meta de “crescer dez vezes em dez anos”, o que representaria algo em torno de US$ 417 bilhões. A empresa reforça a importância de parceiros de negócios. A ideia é integrar soluções, desenvolve-las com parceiros para, enfim, entregar ao mercado. Com a nova posição, a Samsung, que sempre forneceu produto, torna-se agora provedora de serviços. Zuccas afirma que a estratégia já vem apresentando resultados. Uma importante característica da empresa , segundo ele, é a rapidez. O executivo lembra que ao ingressar na companhia, uma das primeiras expressões que aprendeu foi “pali, pali”, que significa “rápido” em coreano. Os executivos da Samsung ainda garantiram que o showroom estará aberto a visitação para todos os clientes, com flexibilidade de horários. 

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