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SXSW 2015: beacons, beacons, e mais beacons para promover a interação entre os participantes

Diversos pontos da cidade de Austin contam com a tecnologia, instalada com o intuito de intensificar o networking durante o evento


16 de março de 2015 - 5h10

POR MARK BERGEN
Para o Advertising Age

O pessoal da tecnologia não é conhecido por suas habilidades sociais. Mas no South by Southwest desse ano eles terão a oportunidade nova de se conectarem com poucos riscos de socialização — e mais uma desculpa para ficarem encarando seus smartphones.
 

A Eventbase, uma companhia especializada em reuniões de grandesescala, instalou mil beacons com tecnologia bluetooth no festival de Austin — sua maior instalação da tecnologia móvel até hoje. Scott Wilcox, chefe do escritório de tecnologia do SXSW, disse que os beacons têm sido implantados em algumas das 265 avenidas da cidade. Se o visitante fizer o download do aplicativo oficial da conferência, ele pode encontrar uma lista de outros participantes que estiverem na vizinhança.
 

Quando cheguei no principalmente centro da convenção, havia nomes como Omnicom, Digitas, Reebok, Apple, e até mesmo a Câmara de Comércio dos Estados Unidos. Os frequentadores podem mandar mensagens uns para os outros e favoritar perfis, o que prioriza essas pessoas, mostrando-os em primeiro ligar no aplicativo, enquanto o visitante anda pelo centro de convenções.
 

“É uma maneira completamente nova de encarar o networking”, disse Jeff Sinclair, co-fundador da Eventbase. “Há tantas pessoas querendo se conectar. Só queremos melhorar essas conexões”. A companhia chama essa solução geo-localizada de “networking hyperlocal”. A instalação também é uma tentativa de familiarizar as pessoas com os beacons. Esses pequenos dispositivos, que conectam smartphones por meio de bluetooth, estão se espalhando pelo país, enquanto varejistas e comerciantes esperam incrementar as vendas nas lojas físicas com segmentação. O Facebook está atualmente testando beacons em parceria com a Qualcomm para espalhar os gadgets pelo país e atrelá-los a seus usuários e anunciantes.
 

Porém os gadgets carregam um estigma. Eles precisam que consumidores mantenham o bluetooth ligado, o que, com poucas interações, acaba com a bateria.
 

“Quando as pessoas pensam em bluetooth, pensam que a bateria delas vai ser sugada”, diz Bem West, o outro fundador da Eventbase. A companhia está colocando materiais espalhados pela convenção encorajando os visitantes a ligarem o bluetooth.
 

Com beacons, as pessoas também pensam em invasão de privacidade e spam, acrescenta West. A Eventbase diz que não está divulgando nenhum dado pessoal. Os criadores do aplicativo estão trabalhando para encontrar a quantidade certa de notificações e para mantê-lo sem anúncios. Showtime, um dos patrocinadores da conferência, também patrocina o app e faz propagandas de display nele. A Eventbase também está trabalhando com a USA Networks em marketing experimental durante o festival.
 

“Com a tecnologia beacon, o preço já caiu o suficiente para que seja rentável fazer isso”, explica Sinclair. Gimbal, uma empresa de beacon da Qualcomm, fornece os dispositivos, que custam entre US$ 3 e US$ 50. Eles também variam de tamanho, sendo que o menor é do tamanho de uma ficha de pôquer. A Eventbase tentou ser discreta ao instalar os beacons: alguns, pequenos, pendiam praticamente despercebidos em cima do balcão de registro.

Mega-eventos como o SXSW, com dúzias de painéis e palestrantes se sobrepondo, podem rapidamente ser um pouco intimidadores. Com o app da conferência, a Eventbase pretende oferecer uma “integração mais profunda entre o visitante e o conteúdo”, afirma West.
 

E os beacons querem ressaltar a prinicpal razão pela qual as pessoas vão em conferências assim — conhecer outras pessoas. West, que se descreve como uma pessoa introvertida, olha para o app em seu telefone. “Isso me ajuda a superar a timidez".

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