Assinar

Tecnologias disruptivas poderão transformar as empresas e a economia

Buscar
Meio e Mensagem – Marketing, Mídia e Comunicação

Tecnologias disruptivas poderão transformar as empresas e a economia

Buscar
Publicidade

Notícias

Tecnologias disruptivas poderão transformar as empresas e a economia

Estudo analisa benefícios e desafios desta nova tendência, que deve fornecer diretrizes para líderes de grandes e pequenas empresas


24 de maio de 2013 - 11h45

Neste mês de maio, o Instituto Global McKinsey divulgou estudo que analisa uma tendência mundial, as tecnologias disruptivas. A pesquisa apontou 12 tecnologias que podem conduzir transformações econômicas de grandes proporções nos próximos anos. Com isso, o futuro tecnológico poderá alterar a forma como as pessoas vivem e trabalham – em uma espécie de reorganização de valores.

 

Segundo o Instituto, é fundamental que os líderes empresariais e políticos compreendam as novas tecnologias e se preparem para as mudanças. Na prática, o estudo aponta que 12 tecnologias juntas podem ter um impacto econômico entre US$ 14 trilhões e US$ 33 trilhões. A estimativa é baseada em uma análise em profundidade de aplicações potenciais, que serão geradas a partir do surgimento de melhores produtos, preços mais baixos, ambiente mais limpo e uma vida mais saudável.

 

Simplificando, as mudanças vão além do ambiente de trabalho, atingindo diversas áreas do cotidiano das pessoas. Entre algumas das tecnologias citadas na pesquisa estão:

 

Robótica avançada – Esta tecnologia significa robôs cada vez mais capazes com "sentidos" avançados, destreza e inteligência para assumir tarefas delicadas ou antieconômicas de automatizar. Essas tecnologias também podem gerar benefícios sociais significativos, incluindo sistemas robóticos cirúrgicos, que fazem procedimentos menos invasivos, assim como próteses robóticas e "exoesqueletos" para restaurar as funções de amputados e idosos.

 

Genômica de última geração – Essa tecnologia complexa é aliada a ciência utilizada para identificar as unidades que compõem o DNA – com o rápido avanço da capacidade computacional e analítica. Conforme o aumento da nossa compreensão da composição genômica de seres humanos aumenta-se também a habilidade de manipular genes e melhorar diagnósticos de tratamentos de saúde. Genômica de última geração vai oferecer avanços semelhantes em nossa compreensão de, por exemplos plantas e animais. Este fator deve criar oportunidades para melhorar o desempenho da agricultura e para criar substâncias de alto valor, como etanol e biodiesel.

 

Dispositivos de armazenamento de energia e sistemas de armazenamento de energia física – Estas tecnologias, como as baterias de íons de lítio e células de combustível, já são utilizadas em veículos eléctricos e híbridos, assim como em milhões de produtos eletrônicos de consumo portáteis. Segundo o estudo, na próxima década, o avanço da tecnologia de armazenamento de energia poderia fazer com que o custo dos veículos elétricos fosse mais competitivo. Com isso, a tecnologia poderia trazer benefícios para países em desenvolvimento.

 

Desafios à vista

 

Os benefícios das tecnologias discutidas no relatório são enormes. Entretanto, segundo o Instituto, os desafios das empresas na preparação para o futuro serão maiores ainda. “Se os líderes empresariais e governamentais esperarem até que essas tecnologias exerçam influência sobre a economia, será tarde demais para aproveitar os benefícios ou reagir às consequências.”, diz o estudo.
 

Publicidade

Compartilhe

Veja também