Assinar

Unilever investe em relacionamento com startups

Buscar
Meio e Mensagem – Marketing, Mídia e Comunicação

Unilever investe em relacionamento com startups

Buscar
Publicidade

Notícias

Unilever investe em relacionamento com startups

Plataforma Unilever Foundry tornará relacionamento com desenvolvedores uma forma de trabalho permanente na organização


22 de maio de 2014 - 4h33

A Unilever anunciou nesta quinta-feira 22 o lançamento de uma plataforma denominada Foundry que funcionará como hub que concentrará propostas de start-ups inovadoras que desejem estabelecer parcerias com a companhia de bens de consumo.

O comunicado afirma que a plataforma Foundry tornará possível que as marcas globais da empresa testem novas tecnologias de maneira mais rápida, eficiente e efetiva. Por outro lado, para as start-ups representa uma oportunidade de desenvolver projetos globais, sob mentoria de profissionais de marketing e de ter acesso a recursos financeiros vindos da Unilever Ventures.

Keith Wee, diretor de marketing e comunicações da Unilever destacou que a empresa há anos já trabalha com start-ups, mas a partir de agora a empresa quer ampliar os esforços nessa direção, chegando mesmo a incluir o relacionamento com tais desenvolvedores como uma forma de trabalho permanente da organização.

"A Unilever Foundry será nossa plataforma única para aproveitar, estimular e desenvolver milhares de ideias inovadoras da comunidade empreendedora. Ela simplificará o modo pelo qual as pequenas start-ups e os pequenos empreendedores se envolvem com uma empresa do tamanho da nossa, oferecendo uma oportunidade interessante para que os melhores e mais brilhantes testem suas tecnologias conosco", afirmou por sua vez Marc Mathieu, vice-presidente sênior de marketing global.

O projeto da Unilever Foundry também estará ligado ao prêmio Crafting Brands for Life, por meio do qual a companhia tenta estimular a humanização de suas marcas. O apoio da Unilever Foundry poderá se dar em três frentes: mentores de marketing, projetos e investimento.

A seguir, a definição de cada uma, dada pela própria Unilever:

1. Mentores de marketing
Por um período de três meses, os mentores da Unilever trabalharão individualmente com as start-ups e os empreendedores para criarem sua visão da marca, estratégia de marketing e roteiro de produto. Luis Di Como, Vice-presidente sênior de mídia, explica, "Por meio da mentoria, esperamos contribuir com o ecossistema empreendedor e criar empresas que possam, no futuro, ser nossos parceiros estratégicos globais. A mentoria também permite que a equipe de marketing de toda a empresa se envolva diretamente com as start-ups e se inspire com as novas ideias e formas de trabalho delas".

2. Projetos
Por meio dos projetos da Unilever Foundry, as marcas da Unilever e as equipes funcionais publicarão resumos em que estarão buscando soluções tecnológicas inovadoras. Empresas com tecnologia comprovada serão convidadas a expor suas soluções e, caso sejam selecionadas, testarem sua tecnologia com a Unilever. O processo da fase de exposição da ideia até o teste possibilita que a Unilever inclua a experimentação no cerne da área de marketing, permitindo que novas tecnologias sejam testadas e novas parcerias cultivadas.

3. Investimento
A Unilever Foundry também oferecerá às empresas a opção de solicitar recursos financeiros por meio da Unilever Ventures, o braço de capital de negócios da Unilever. Uma das áreas de foco de investimento da Unilever Ventures é o marketing digital, que já teve vários investimentos de sucesso, dentre eles a Brain Juicer, a Yummly e a Brandtone.

Do Meio & Mensagem 

Publicidade

Compartilhe

Veja também