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Vagas ilimitadas no mercado digital. Por Paulo Loeb
Milhares de oportunidades estão disponíveis no mercado para funções nas áreas de business inteligente, performance, gestão de projetos
Vagas ilimitadas no mercado digital. Por Paulo Loeb
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18 de fevereiro de 2014 - 10h25
POR PAULO LOEB
Sócio da F.biz
No final de 2013, escrevi o artigo Não sabem o básico do básico constatando que grande parte dos recém-formados desconhece o mínimo necessário para desempenharem funções no mercado de trabalho digital. Dado que o conhecimento está largamente e gratuitamente disponível, esse cenário cria uma imensa oportunidade para os mais curiosos aproveitarem as vagas de emprego entre agência, veículos, anunciantes e demais empresas do setor. Simples, então? Os curiosos vão resolver a questão?
Não. O problema é que poucos alunos olham para nós, poucos são os curiosos na gente. Carreiras em mídia, criação, planejamento, programação, gerência de marketing já são bem compreendidas e difundidas. Há anos existem mais candidatos do que vagas para essas áreas… os processos de seleção são peneiras gigantes, não vejo nenhuma dificuldade por aqui.
O buraco é mais embaixo para as novas (novas?) profissões: arquiteto de informação, analista de business intelligence, gerente de mídia de performance, gerente de projetos, coordenador de SEO. Milhares de vagas estão disponíveis no mercado para essas funções, vagas que demoram meses para serem preenchidas. Naturalmente, como há mais vaga do que pessoas interessadas, os salários são bem interessantes e a concorrência bem menor. É uma peneirinha se comparada às vagas mais conhecidas. Mesmo assim, não conseguimos contratar.
Somente a informação em larga escala dentro das faculdades mudará esse cenário. A aproximação entre o mercado de trabalho e a academia (que está sendo feito) precisa se intensificar ainda mais. Talvez mais cursos rápidos com profissionais de mercado, visitas às empresas, mais simbiose entre esses dois mundos que na verdade é um só. Pipocam cursos em escolas especializadas em comunicação digital e cursos EAD…mesmo assim não dão conta do recado.
O IAB criou o Guia de Profissões Digitais no intuito de ajudar a promover essas carreiras, explicar a descrição dos cargos e ainda sugerir referências para aprofundamento. Será ótimo se todas as faculdades de comunicação e administração do país divulgarem esse conteúdo para seus alunos (mas há também vagas para matemáticos, jornalistas, engenheiros…). E ainda escreverem ao lado em caixa alta: VAGAS ILIMITADAS! Quantas vagas existem em nosso mercado para essas pessoas? 10 mil? 20 mil? Salários inflacionados são uma constante.
Pequenas e médias empresas que são excelentes opções de emprego e que muita gente desconhece. Agências de social media, empresas que auditam resultado de campanhas, empresas focadas em nichos super específicos de mídia de performance, mobile advertising, produtoras de conteúdo. Ambientes super inovadores com menos pessoas tendem a ser opção ideal para quem não quer criar uma startup mas também não se vê numa grande corporação. Muitas vagas abertas, ótimos salários, ótimos ambientes! Corram!
Para os alunos a notícia não poderia ser melhor.
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